Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.
O perigo é que o sedentarismo ocasionado pelo hábito de dormir e acordar tarde aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. A pesquisa mostra que os noturnos se exercitam 56% menos do que os madrugadores.
Dormir tarde aumenta risco de morte prematura
Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã têm risco maior de morrer de forma prematura, segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado em abril.
Apenas uma noite sem dormir é o suficiente para desestabilizar sua saúde física e mental diária. Além disso, passar consecutivas noites em claro aumenta esses impactos negativos, segundo estudo publicado na semana passada na revista especializada Annals of Behavioral Medicine.
34 curiosidades que você vai gostar
Diabetes; Perda de memória; Alto risco de infartos; Paranoia e alucinações.
O sono é importante para manter o metabolismo em pleno funcionamento. Por isso, dormir pouco significa impacto na produtividade, ganho de peso e até depressão.
Dormir pouco ou tarde causa disfunções que acarretam doenças, envelhecimento precoce e morte prematura.
Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço, pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves. Além disso, vale relembrar que, para um adulto na faixa de 30 a 60 anos, recomenda-se entre 7 e 8 horas de sono por dia.
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.
O estudo, baseado em dados de mais de 88 mil participantes do UK Biobank, sugere que dormir às 22h ou um pouco depois está associado a um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com quem vai dormir mais cedo ou após esse horário.
A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia1. No entanto, apesar de não parecer tanto tempo assim, muitas pessoas costumam dormir bem menos do que isso.
Tirar um "cochilo" à tarde, não é só prazeroso, como também traz diversos benefícios para nossa vida! Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.
Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. Além disso, a qualidade do sono durante a noite é superior ao diurno.
O sono excessivo também pode indicar que a pessoa sofre de apneia do sono, anemia e outras doenças. É preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade em dormir demais e consultar o médico a fim de tratar ou prevenir doenças.
O período ideal para a sesta é de 20 minutos. Quem sofre de insônia não deve dormir à tarde. Evite tirar sonecas no fim do dia para não atrapalhar o sono principal.
A falta de sono crônica aumenta o risco de doenças cardíacas, de obesidade, de ansiedade e de disfunções sexuais. Se já não fosse o bastante, as horas a menos na cama darão espinhas e mesmo rugas. Quem dorme cinco horas por noite aumenta em 60% seu risco de obesidade.
Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.
3. Ficar sem dormir faz tão mal que aumenta até risco de demência, diz um estudo da Universidade Politécnica de Marche, na Itália. Ou seja, pessoas que dormem menos de seis horas à noite apresentam maiores chances de desenvolver demência, Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.
É MELHOR DORMIR MUITO DO QUE POUCO
Sono a mais não tem quaisquer contraindicações caso a pessoa não tenha dormido o suficiente ou esteja a recuperar de alguma doença.
Dia 4. No quarto dia sem dormir, as pequenas rugas no rosto se tornam mais marcadas e a pele fica com um tom pálido. A pessoa começa a ter alucinações auditivas e visuais e se sente confusa em relação ao tempo e espaço.
"A privação do sono está relacionada ao desenvolvimento de várias patologias, de alterações do humor a doenças cardiovasculares, mas uma pessoa só morre se apresentar uma doença conhecida como insônia familiar fatal (IFF).
Dividida por faixa etária, a média de sono para o desenvolvimento em adolescentes (de 14 a 17 anos) é de 8 a 10 horas por noite, o que significa um pouco mais de um terço do dia. Já em jovens adultos e adultos, esse parâmetro diminui um pouco, chegando a ser de 7 a 9 horas diárias.
Dormir entre 6 e 8 horas por dia vai ajudar na regeneração celular de todo o organismo, na produção equilibrada dos hormônios e auxiliar a manter tanto corpo, quanto mente bem equilibrados.
Dormir por pelo menos seis horas todas as noites é o que especialistas recomendam para que adultos mantenham uma boa saúde.
Como eu faço para deixar a tela do Google transparente?
Como inserir linha de impressão no Excel?
Como desbloquear todos os personagens do Mortal Kombat x?
Como comprar licenciamento de produto?
Como fazer o cálculo da conta de água?
Como liberar todo o mapa do GTA San Andreas?
Como enfrentar a dor da separação?
O que fazer para melhorar o desempenho em matemática?
Como deixar os ícones no meio da barra de tarefas do Windows 10?
Como importar dados do GCAP 2019 para 2020?
Como mudar a tela de bloqueio do Xiaomi?
Como fazer uma planilha do Excel caber em uma folha?
Como eliminar a tinta da impressora Epson l375?
Como mudar a senha do repetidor de sinal?
Como passar um desenho de milímetros para metros no AutoCAD?
Como mudar a unidade de medida do Photoshop?
Como mudar a textura de um item no Minecraft?
Quanto tempo demora a transferência de maquininha PagSeguro?