O recebimento, a armazenagem e a distribuição de OPME, no âm- bito de cada estabelecimento de saúde, serão de responsabilidade dos almoxarifes, que devem, após o recebimento definitivo, rea- lizar o registro das informações conforme preconizado nos esta- belecimentos, devendo constar: o número da nota fiscal, código, ...
O setor de Regulação de OPME tem como objetivo promover a redução dos custos da assistência à saúde e manutenção da qualidade de atendimento, através do gerenciamento e padronização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais.
Pinos, placas e implantes ortopédicos são exemplos de próteses. Materiais especiais são insumos médicos que melhoram ou auxiliam procedimentos terapêuticos, implantáveis ou não, de uso individual como: catéter, introdutores, material de videolaparoscópia, entre outros.
A OPME de uso único com embalagem violada, contaminada ou danificada, não utilizada no ato cirúrgico, deverá ser justificada pelo profissional da saúde responsável pelo procedimento por meio de um termo circunstanciado que discrimine os motivos da perda.
A auditoria eficiente em OPME
A gestão e a auditoria das órteses, próteses e materiais especiais (OPME), Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI) e produtos de saúde são assuntos de fundamental importância para a saúde suplementar devido ao alto custo desses materiais, o que influencia significativamente as operadoras de plano de saúde.
As Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME são insumos utilizados na assistência à saúde. Como tais, estão relacionadas a intervenções médicas, odontológicas ou de reabilitação, sejam diagnósticas, sejam terapêuticas.
Sempre é possível fazer melhor. A utilização inadequada de OPME invariavelmente acarreta desperdícios de recursos, além de afetar a qualidade na prestação dos serviços. Nesse cenário, a capacitação dos profissionais e o suporte técnico adequado mostram-se fatores relevantes no setor.
OPME – ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Visando dar suporte e orientar seus associados para atingir melhores condições na aquisição de órteses e próteses, o Sistema Abramge instituiu a Central Nacional de Precificação e disponibiliza nos links abaixos, as Tabelas de Referência de Valores.
A participação do enfermeiro auditor com experiência assistencial hospitalar, elevada expertise técnica sobre órteses, próteses e materiais especiais (OPME) é imprescindível na composição das equipes técnicas que realizam as atividades de gestão e auditoria.
REGULAÇÃO DE OPME Objetivo geral: padronização e gerenciamento do processo de autorização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), através do uso racional dos recursos, considerando critérios para a liberação dos processos, avaliando a indicação dos materiais e procedimentos e certificando a procedência.
O Processo de Certificação de Fornecedor de OPMES e consequente cadastramento e codificação dos seus respectivos produtos médicos fornecidos, consistem na exigência de um conjunto de requisitos legais obrigatórios relacionados com a determinação da idoneidade do fornecedor.
Objetivos específicos: Organizar o processo de liberação e comercialização de OPME. Avaliação e credenciamento de fornecedores de OPME que possuam capacidade para atender aos requisitos legais. Melhor gerenciamento de custos. Certificação da procedência dos materiais.
Para uma descrição sumária do sistema de controle da Administração Pública no Brasil, basta dizer que a Administração se submete tanto a um controle interno, quanto a um controle externo.
O que é descalcificante para cafeteira?
Como reduzir o tamanho da folha de impressão?
Como remover conta salva no Facebook?
Quantos profetas são mencionados na Bíblia?
A palavra providenciarei existe?
Quem inventou a responsabilidade social?
Quais são os tipos de intertextualidade?
Quais são os 3 princípios basilares dos direitos humanos contemporâneos?
Quanto custa para tirar o visto europeu?
Qual o valor do anel de noivado da Kim Kardashian?
Como evitar o escurecimento na virilha?
Qual palavra não é sinónimo de vanguarda?
Qual a tendência de brincos para 2022?
Qual a importância dos equipamentos de movimentação para as atividades do almoxarifado?