A fratura da clavícula é uma fratura do osso longo que percorre horizontalmente da extremidade do esterno até a extremidade da omoplata (escápula). Essas fraturas ocorrem frequentemente após uma queda sobre um braço estendido ou após um impacto direto.
Quais são os sintomas de uma clavícula fraturada?
Conforme o documento elaborado pelo Hospital de Clínicas da UFTM, a recuperação completa da fratura de clavícula pode levar até três meses.
Muito comum em atletas, sobretudo ciclistas e praticantes de triatlo, a fratura da clavícula atinge o osso superior do peito. Ele está localizado entre o esterno (tórax) e a escápula (ombro). Mesmo sendo uma lesão comum, o paciente sofre com dores intensas, principalmente durante os movimentos do braço afetado.
O tratamento para a clavícula quebrada, geralmente, é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, para permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso.
As fraturas da clavícula são estatisticamente mais frequentes do lado esquerdo e ocorrem mais no terço médio da clavícula esquerda (81%), seguido pelos terços lateral (17%) e medial (2%).
Osso Colado – Consolidação Clínica A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.
O tratamento para a clavícula quebrada, geralmente, é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, para permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso.
Você deve usar sua tipóia 24h por dia, inclusive à noite para dormir. Retire apenas para o banho e para os exercícios. É essencial que você solte ou afrouxe sua tipóia para realizar os exercícios com o cotovelo, punho e mãos para previnir endurencimento das juntas e inchaço.
A clavícula quebrada pode acontecer principalmente em acidentes de carro ou quedas sobre o ombro, além de também poder ser consequência de pancadas na região ou ser decorrente da prática de algum esporte de contato, por exemplo.
Pois é, quando você quebra sua clavícula, geralmente vai sair do hospital com alguns calmantes para a dor e advertido de que NÃO pode mover o braço para que solde bem. No mais depende de você. Eu já tive nessa, sei de algumas lições que poderam te ajudar se alguma vez estiver na mesma situação.
Por ser um osso muito solicitado nos movimentos do esqueleto apendicular, o tratamento para a restauração de uma clavícula quebrada requer uma imobilização local, geralmente com o auxílio de uma tala, afim de inibir seus movimentos.
Entretanto, se o ângulo diagonal for maior, em muitos casos o ortopedista responsável poderá optar por uma intervenção cirúrgica. Para uma recuperação total da clavícula quebrada, são necessários cerca de 3 meses de tratamento, incluindo visitas a um fisioterapeuta.
Quais são as estruturas psíquicas?
Como conseguir o visto permanente no Japão?
O que é preciso para fazer um boletim de ocorrência de ameaça?
Como usar camisa polo uniforme?
Porque a chama não faz sombra?
Quais são os pronome demonstrativo?
Como é caracterizada a Patagônia?
O que compoe o ativo intangível?
O que é fauna e qual é sua importância?
O que acontece se uma pessoa tomar antidepressivos?
O que dar de presente no segundo casamento?
Qual é a velocidade de um avião comercial?
Quanto vale um bonsai de 30 anos?