“O cidadão que não pagar seus impostos corretamente está sujeito a multas e sanções administrativas, além de ter o nome inscrito nos órgãos de inadimplência e até ter seus bens confiscados”, alerta Ricardo Natali, educador financeiro associado à ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).
As consequência de não pagar impostos
Quando não acontece o pagamento de imposto, uma das implicações é que em janeiro do ano sucessivo ocorra o desenquadramento e o empresário passará para um outro regime tributário mais oneroso.
O crime de sonegação
A pena para a prática prevê de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. Em casos de réus primários, há a possibilidade de evitar a prisão. Porém a multa aumenta para dez vezes o valor do tributo sonegado. Para funcionários público, as penas são ainda mais pesadas.
Considerado um crime o ato de sonegar impostos, prevê multa de duas a cinco vezes o valor do tributo e detenção de seis meses a dois anos.
As empresas que deixarem de pagar ou atrasarem o pagamento dos tributos do Simples Nacional estão sujeitas a multas: Microempreendedor Individual (MEI) – a multa tem o valor mínimo de 50 reais por ano de atraso, ou de 2% ao mês-calendário sobre o valor dos tributos da empresa.
44 curiosidades que você vai gostar
Além disso, se o pagamento ocorrer após o vencimento da segunda quota os valores do PA terão acréscimo de multa e juros, sendo a multa de 0,33% ao dia, a partir do dia útil seguinte ao vencimento de cada quota limitada a 20%.
O não pagamento intencional de impostos é uma discussão que atravessa os tempos. Mas, no final do ano passado, um fato novo veio se somar a este debate. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a inadimplência sobre tributos, de maneira frequente e dolosa, passou a se configurar como crime.
Em paralelo ao processo administrativo tributário e judicial, o contribuinte que praticou a sonegação fiscal pode responder um processo criminal pedindo sua prisão e aplicação de multa, mas caso haja o pagamento do valor devido, extingue-se o processo penal.
Os que sejam réus em processos relativos a crimes contra a ordem tributária (sonegação) devem proteger-se com provas adequadas que possam auxiliá-los, a começar dos documentos oficiais, notas, perícias extra-judiciais etc.
Quantos sanduíches o Mc Donalds vende por dia?
Como acontece a transformação de pepsinogênio em pepsina?
Como cortar o vidro temperado?
Quem foram os primeiros portugueses que vieram para o Brasil?
Como saber onde está o técnico da NET?
Porque Pietro aparece em WandaVision?
Como saber se o óculos de sol e verdadeiro?
Como saber se o óculos D&G é original?
Quantos CM o libid gel aumenta?
Pode trocar as cordas de aço para nylon?
O que é Unipessoalidade da sociedade limitada?
Como diferenciar vidro temperado de laminado?
Quando o Delta e negativo como fica o gráfico?
Qual o melhor óculos bloqueador de luz azul?