O vidro temperado é considerado um vidro de segurança. O material passa por um processo de aquecimento e resfriamento que o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Por ser duro e rígido, não pode ser cortado, partido ou furado.
Como saber se o vidro é temperado?
O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.
Em relação ao custo, o vidro temperado geralmente é mais vantajoso, o que não significa que seja inferior no quesito segurança. A grande questão é que o laminado é mais indicado em projetos que requerem uma segurança maior, como sacadas e mezaninos.
O corte de vidro temperado não pode ser realizado, exceto por meio de uma máquina de cortador especial a laser e sendo manuseada por profissionais qualificados e também através do processo de recozimento do vidro.
Conheça os tipos de vidros e suas características.
Quebra por contato com metal O contato desta peça com o vidro pode gerar pontos de tensão no momento da dilatação do metal. Além disso, o atrito deste material com o vidro pode arrancar microlascas do vidro.
O vidro temperado é um vidro comum que passou pelo processo térmico de têmpera ou temperamento. Ele tem resistência mecânica de 3 a 6 vezes maior que a do vidro comum e suporta variações de temperatura superiores a 200 graus.
Entretanto, o vidro comum enfrenta algumas restrições em relação a tamanho e espessura, sendo em alguns casos necessário partir para uma outra alternativa, como o vidro temperado. O vidro temperado é considerado antes de tudo um vidro de segurança.
Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o tampo de mesa de vidro ideal. Primeiramente, é importante considerar o material da base da mesa e os objetos no ambiente em que a mesa será posicionada.
Esse processo torna o vidro até cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos, como impactos, flexão e torção, do que o vidro comum, mas ainda mantendo as suas características de transmissão luminosa e composição química.
Quanto tempo dura a vitamina da laranja depois de espremida?
Quanto tempo leva uma investigação da Polícia Federal?
Como saber que a tireoide não está bem?
O que não se pode comer quando está com anemia?
Quais são as principais cidades culturais de Sergipe?
Como saber quais contas estão vinculadas ao meu Outlook?
Qual a fonte usada para fazer certificados?
Qual a velocidade média de leitura?
Quanto rende 1 kg de feijão Depois de cozido?
Quantos anos Leonardo DiCaprio tinha quando fez Romeu e Julieta?
Como fica a herança de quem casou com comunhão de bens?