A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.
Supõe-se que a atmosfera se compõe de finas camadas, cuja densidade aumenta à medida que se aproxima do solo, Em conseqüência desse aumento de densidade, um raio de luz, ao penetrar obliquamente na atmosfera, é sempre desviado ligeiramente em direção vertical ao passar de uma camada à outra.
Um raio de luz incide em um espelho plano. Gira-se o espelho de um ângulo α em torno de um eixo perpendicular ao espelho e perpendicular ao plano de incidência. O ângulo formado pelos raios refletidos antes e após a rotação é de 40°.
Os raios de luz incidem paralelos uns aos outros sobre uma superfície irregular e são refletidos em várias direções. É isso que possibilita a visualização de objetos sobre ângulos variados, pois, como os raios de luz espalham-se, eles chegam aos nossos olhos, independentemente da nossa posição.
Podemos definir um espelho plano como sendo uma superfície metálica muito bem polida. Geralmente, usa-se uma placa de vidro onde é depositada uma camada bem fina de prata ou alumínio numa das faces.
45 curiosidades que você vai gostar
Quando o calor e a luz produzidos pelo Sol chegam até nós aqui na Terra através da radiação solar, eles aquecem e iluminam tudo o que está à nossa volta, incluindo até mesmo eu e você. ... Aí, quando essa luz entra em contato com algum objeto, parte das cores serão absorvidas e parte será refletida.
Quando o raio incidente chega ao espelho esférico na direção do foco principal, é refletido paralelamente ao eixo principal. Quando o raio incidente chega até o espelho esférico na direção do centro de curvatura, ele é refletido sobre si mesmo, ou seja, o raio incidente é autoconjugado.
O fenômeno da refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio transparente para outro meio transparente diferente. As consequências dessa passagem são a mudança da velocidade de propagação da luz e, nas incidências oblíquas, um desvio na sua trajetória.
A refração é a mudança na rapidez de propagação de uma onda quando passa de um meio para o outro. Quando, por exemplo, a luz passa do ar para o vidro há uma mudança na rapidez de propagação da luz, facilmente perceptível se a incidência não é perpendicular à superfície de separação do vidro com ar.
Isso acontece porque as moléculas que compõem o vidro ficam muito bagunçadas, permanecendo mais distantes umas das outras, mesmo em seu estado sólido. Essa composição única do vidro facilita a passagem da luz, que atravessa o material sem encontrar muita resistência.
Quando um feixe de luz de intensidade independente do tempo atinge um objeto transparente, a luz não é absorvida, ela é espalhada pelo material - um fenômeno causado pela propriedade unitária da matriz de dispersão.
Imagine um raio de luz que incide em certa superfície. Para visualizarmos melhor, chamaremos esse raio de raio incidente (RI). Após incidir em um ponto para a superfície, a luz é refletida, seguindo uma trajetória, definida pelo raio refletido (RR).
O raio refletido (representado pela reta OQ na figura) corresponde a um raio de luz que rebate na superfície do espelho e viaja no mesmo meio óptico em que o raio incidente estava viajando.
Raio de curvatura (R)
O raio de curvatura mede a distância entre o vértice do espelho e o seu centro de curvatura, é denotado pela letra R e é comumente medido em metros.
É importante trazer exemplos dos efeitos dos raios solares (aquecimento, reflexão e absorção) em diversas superfícies e atentar que os efeitos também são sentidos ou percebidos pelos seres vivos, e em relação aos seres humanos os efeitos dos raios do sol podem ser percebidos nas superfícies do corpo como pele, olhos e ...
Esse tipo de objeto é chamado de transparente, ou translúcido. Já os espelhos refletem quase toda a luz que incide sobre eles. Objetos que não deixam a luz passar através deles são chamados de opacos. A luz refletida forma imagens em espelhos e em outras superfícies lisas e brilhantes.
O Sol é uma estrela, é a nossa estrela, e ele produz e emite luz e calor. Quando o calor e a luz produzidos pelo Sol chegam até a terra através da radiação solar, eles aquecem e iluminam tudo à nossa volta, incluindo até mesmo a gente. O legal é que a luz emitida pelo Sol possui todas as cores que enxergamos.
Quando um feixe de luz incide em uma superfície líquida é refletido por esta e desviado (isto é refratado), ao penetrar na água. O feixe incidente é representado por uma reta única , o raio incidente, paralelo ao sentido de propagação.
Raios refletidos – São os raios que voltam ao meio de propagação. Se for constituído no meio do raio incidente, reta normal e representado pela letra i, denomina-se ângulo de incidência. Se for formado no meio do raio refletido, reta normal e representado pela letra r, denomina-se ângulo de reflexão.
Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão.
O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência. Analogamente também se define o raio de uma esfera.
Reflexão difusa
Quando a superfície é rugosa ou irregular, os feixes de luz chegam paralelos e após incidir no material, são refletidos em várias direções - o que nos permite ver os objetos a partir de diferentes ângulos.
O espelho com luz é, como o nome indica, um espelho equipado com luzes em sua moldura. Os espelhos com luz podem ser do tipo de mesa portáteis, ou de parede.
Meios de Propagação da Luz
A luz se propaga no vácuo de forma extremamente veloz. Mas há outros meios de propagação da luz, os quais são classificados da seguinte forma: Meio translúcido: é um meio irregular, pois apesar da passagem da luz, ela é pouco nítida. Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol.
Quando a luz branca atravessa um prisma transparente ela decompõe-se, tornando evidente o espectro de cores que se une para formá-la. O fenômeno descrito refere-se à: a) dispersão da luz.
Como identificar linfoma no pescoço?
Por que as almas antigas têm dificuldade para encontrar o amor?
O que significa o nome Jacó em hebraico?
Qual antipsicótico tem menos efeitos colaterais?
Qual tipo de fumo faz menos mal?
Quanto vale 1.000 pontos no cartão de crédito?
Como é definida a classificação dos agentes de risco?
Como ativar a energia do dinheiro?
Qual fio usar para Refletor de LED?
Como preencher data automaticamente no Excel?
Quais são os tipos de aprendizagem em psicologia?
Como saber os IPs conectados na rede pelo cmd?
É possível a anulação do registro civil?
O que é a classificação fiscal da mercadoria?
O que fazer para aumentar os batimentos do coração?