Isso porque elas se tornam dominantes e, assim que completam sua adaptação, os impactos negativos se agravam. Sua invasão promove a disseminação de pragas e doenças, além de prejudicar colheitas, solos, pastagens e de degradar florestas.
Além do aumento da competição e predação, muitas espécies invasoras são responsáveis por disseminar doenças e pragas. Todos esses fatores fazem com que as espécies invasoras ocasionem reduções acentuadas nas populações e degradação considerável de habitat.
Entre as consequências negativas ocasionadas pela presença desses invasores estão a alteração de nascentes, já que os animais têm o hábito de chafurdar na lama e a predação de anfíbios, répteis, mamíferos e ovos de aves silvestres.
A introdução de espécies exóticas, apesar de seu valor econômico, tem demonstrado, na maioria das vezes, que o impacto ambiental é muito severo, exercendo forte influência nos desgaste do solo e da água e na extinção de espécies nativas.
Espécie exótica invasora ou, simplesmente, invasora, é aquela que prolifera sem controle – não necessariamente pela ação do ser humano – e passa a representar ameaça para as nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, produz sérios impactos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
37 curiosidades que você vai gostar
Eles ameaçam a biodiversidade e provocam alterações físicas impactantes nos habitats. Além disso, destroem a agricultura e a pecuária, são vetores e hospedeiros de zoonoses e de doenças. Sua nocividade é tanta que é a única caça permitida no Brasil, com a finalidade de controle populacional da espécie.
Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou hábitats, é chamada de espécie exótica invasora.
Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).
Uma vez estabelecido, o coral-sol é capaz de ser o primeiro a ocupar os espaços vazios e de expulsar organismos nativos do costão rochoso. Assim, ele reduz a biodiversidade e a complexidade estrutural do ecossistema.
Como saber se eu tenho uma solitária na barriga?
Como saber se sou uma pessoa multipotencial?
Tem como ser enganado no Mercado Livre?
Quando some o hematoma Subcorionico?
Como descobrir minha licença digital do Windows 7?
O que as fezes do gato pode causar?
Como saber se o óleo está ruim?
Como não perder os nutrientes dos alimentos?
O que pode causar doença no pâncreas?
Como saber se tenho alguma pendência no INSS?
Como gerar boleto do cartão de crédito?
Qual o valor da eutanásia em gatos?
O que acontece quando acaba as cartas na canastra?
Como saber se o cookies está pronto?
Como saber a hora certa de tirar o pé da embreagem?
Como saber a hora de soltar a embreagem?
Como saber a data de expedição do RG na internet?
O que significa resposta de frequência em um alto falante?