O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.
Biologicamente, as fraturas se consolidam em 6 a 8 semanas. Entretanto, esse processo é variável e depende de diversos fatores. As fraturas das mãos, por exemplo, tendem a se consolidar mais rapidamente, enquanto as dos ossos das pernas costumam ter um processo mais demorado de recuperação, que varia de 2 a 3 meses.
Resumidamente, uma fratura não consolidada é quando uma fratura ainda não se cicatrizou totalmente. Quando osso está quebrado, o corpo acaba criando uma inflamação entre as bordas quebradas – também conhecidas como calo ósseo – que funcionam como trilha para o crescimento e remodelamento do osso.
Conheça os cinco alimentos que ajudam a fortificar os ossos
É importante que a pessoa evite fazer muito esforço utilizando o membro fraturado, pois assim é possível favorecer a cicatrização do osso e diminuir o tempo de imobilização e de recuperação. Dessa forma, pode ser interessante que a pessoa deixe em repouso o membro imobilizado numa posição mais alta, evitando o inchaço e acelerando a recuperação.
Na remodelação, o osso continua a se formar e se torna compacto, retornando à sua forma original. É também nesse momento que a circulação sanguínea na região melhora. Uma vez que a cicatrização óssea tenha ocorrido, atividades que promovem o suporte de peso (como ficar de pé ou andar) estimulam a remodelação óssea.
O tecido ósseo também sofre com a imobilização prolongada, sendo observadas alterações como a redução da massa óssea total devido ao aumento da atividade osteoclástica, o aumento da excreção urinária de hidroxiprolina e o aumento da excreção de cálcio, com um pico em torno de 16 semanas (Oliveira e col., 1999).
Não consumir bebidas alcoólicas durante a fase de imobilização óssea; Investir nos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como alho, cebola, atum e salmão. Veja outros: Alimentos anti-inflamatórios Manter a glicose controlada e evitar alimentos doces, pois quanto mais açúcar no sangue, pior a cicatrização.
Qual exame de sangue para detectar meningite?
Como a teoria behaviorista pode ser aplicada na educação?
Como era chamado o Elevador Lacerda?
Qual o tipo de governo da China?
Como funciona o vírus de The Last of Us?
Qual o instrumento criado por Walter Smetak?
Como é chamado o lado esquerdo do navio?
Porque o nome da cidade de Porto Alegre?
Como o calendário pode ser relacionado ao movimento de rotação?
De quem são os filhos de Ivete Sangalo?
Qual a relação entre o homem e a máquina?
Como colocar um HD SATA em uma placa IDE?
Como é chamado o lugar onde vivem os índios?
Qual parte do anticorpo que se liga ao antígeno?
Como instalar o pressurizador inova?