A proposta da dieta low carb é, exatamente, a de reduzir a disponibilidade de glicose, tanto pela redução de carboidratos totais quanto pela preferência por aqueles de alto índice glicêmico. Assim, favorece a ação do glucagon na retirada de gordura estocada, levando ao emagrecimento.
A dieta low carb tem resultados imediatos rápidos, por uma questão matemática: quando uma pessoa faz dieta de corte de carboidrato, ela perde incríveis 5 kg na primeira semana.
O raciocínio é o de tirar as maiores fontes de calorias do prato. E os carboidratos são os macronutrientes que mais consumimos todos os dias. No final das contas, a low carb favorece o emagrecimento porque diminui a quantidade e melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos.
A orientação convencional é ingerir em um dia entre dia 50 a 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas. É possível por um curto período, entre um e três meses, diminuir os carboidratos para 40% e as proteínas não devem ultrapassar 20%.
Veja abaixo quais dos sintomas mais frequentes que podem acontecer como efeito colateral da dieta Low Carb.
* É uma dieta rica em proteínas e em gorduras, logo ela promove uma boa saciedade. Desse ponto de vista, ela pode ser “fácil” de fazer (você não sente fome). * Além de promover saciedade, a proteína também necessita de mais energia para ser metabolizada.
Você tem que substituir os carboidratos por alimentos de verdade e nutritivos. Jogue fora todos os produtos processados, como barras de cereais, que não são alimentos reais e não são bons para a saúde. Prefira sempre carnes, peixes, ovo, legumes e gorduras saudáveis, se você precisa perder peso.
Emagrecimento: Cardápio Low Carb garante perda de até 3 kg por semana.
Evita-se ao máximo o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados", diz. A maior parte dos especialistas defende que é preciso equilibrar as fontes de energia a serem consumidas para quem quer perder peso. Diminuir carboidrato na alimentação é válido, mas é preciso balancear com outros nutrientes.
Agora, o que poucas pessoas sabem é que a low carb trata-se de um conceito – que consiste nesta diminuição de ingestão de carbos. Por isso, vários tipos de dieta podem ser adequados a esta proposta de baixo consumo do carboidrato.
Quando adotamos a dieta Low Carb, é importante compreender que a sua principal fonte de energia serão os alimentos ricos em gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. A gordura trans é que deve ser excluída.
A perda de peso é maior é mais rápida do que em dietas em que se restringe as gorduras, as Low Fat. Uma pesquisa divulgada na publicação Lipids, comprovou que um grupo em dieta Low Carb emagreceu quase o dobro que um grupo em dieta de baixo teor de gordura, mesmo com a ingestão da mesma quantidade de calorias.
Por isso, os alimentos consumidos em uma Dieta Low Carb são “hipoinsulínicos”, ou seja, não estimulam a liberação de insulina, permitindo assim que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da queima da gordura. Daí, muitos acabam perguntando se isso não é prejudicial de alguma forma…
Como se escreve 80 milhões em números?
Como se escreve 700 em números cardinais?
Tem como mudar a cor da luz do celular?
Como alterar as cores padrão do Excel?
Como editar um logotipo já existente?
Como se escreve a anos ou há anos?
Como colocar cor nos móveis Promob?
Como mudar a cor de um desenho no coreldraw?
Quando o profissional técnico de enfermagem deverá seguir prescrição médica por ordem verbal?
Como controlar lâmpada RGB pelo celular?
Como se escreve 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 em inglês?
Como instalar um programa Run no Ubuntu?
Tem como mudar a cor da conversa do WhatsApp?