O que acelera a aparição e propagação da resistência aos antimicrobianos? A resistência antimicrobiana ocorre naturalmente ao longo do tempo, geralmente por meio de alterações genéticas. No entanto, o uso indevido e excessivo de antimicrobianos está acelerando esse processo.
Para um determinado período, as taxas de resistência bacteriana seriam resultado da relação dos seguintes fatores:uso de antimicrobianos no hospital;taxa de transmissão cruzada de microrganismos resistentes na instituição;introdução de patógenos resistentes provenientes da comunidade.
Na natureza, estas bactérias entram em contato com outros micro-organismos e antibióticos, fomentando um novo processo de seleção que potencializa a resistência. Águas poluídas ou alimentos contaminados podem colocar os indivíduos em contato com a bactéria que retorna ao hospital criando um ciclo.
A resistência adquirida ocorre por mecanismos genéticos diversos, tais como: produção de enzimas inativadoras, interferência com a entrada e acúmulo de droga na bactéria, alteração do receptor para ação da droga, via metabólica alternativa.
Alguns fatores que influenciam a seleção de mutantes antibióticos resistentes incluem o estado imunológico do paciente, o número de bactérias no sítio de infecção, o mecanismo de ação do antibiótico e o nível da droga que atinge a população bacteriana.
28 curiosidades que você vai gostar
Além disso, as bactérias resistentes estão normalmente relacionadas com o ambiente hospitalar devido ao uso frequente de antibióticos durante o internamento, ao sistema imunológico das pessoas e ao maior tempo de exposição a agentes infecciosos e antimicrobianos devido à permanência prolongada no hospital.
De forma resumida, podemos entender a resistência microbiana como um fenômeno caracterizado pela capacidade de microrganismos (bactérias, fungos, parasitas etc.) resistirem à ação de antimicrobianos.
Como não são combatidas pelo remédio, transmitem a imunidade para suas bactérias descendentes, provocando colônias de germes geneticamente modificados e resistentes. As bactérias possuem diversas estratégias de defesa que as permitem adquirir resistência aos antibióticos.
➌As bactérias resistentes a antibióticos podem passar para os seres humanos a partir dos alimen- tos e do contacto direto com animais.