Luminosidade no trabalho: o que a NR-17 estabelece? Segundo a NR-17, todos os locais de trabalho devem conter iluminação adequada, seja ela artificial ou natural. A norma sinaliza com informações relativas à iluminação geral ou suplementar. Para a iluminação geral, deixa claro que deve ser uniformemente distribuída.
A NR-17 determina que os locais de trabalho devem respeitar níveis mínimos de iluminação conforme parâmetros estabelecidos em outra norma, a NBR 5413, os quais priorizam a incidência da luz natural.
A NR17 é a norma que diz respeito à ergonomia no ambiente de trabalho, em que no seu primeiro parágrafo justifica: "visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho ...
A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa. 17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
Caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação da NR-17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
44 curiosidades que você vai gostar
Como aplicar a norma N17 na empresa?cuidar da iluminação;verificar a temperatura do ambiente;fazer limpezas periódicas nos cômodos, móveis e objetos;prezar por um bom clima entre os colaboradores;estar atento à postura dos colaboradores etc.
Qual é o principal objetivo da ergonomia? Com a intenção de prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos, seu principal objetivo é aumentar o conforto, a saúde e a segurança do trabalhador.
A NBR 5413 – Iluminância de Interiores, trata em sua totalidade sobre os valores recomendados para iluminância mínima em serviços para iluminação artificial e interiores onde se realizam diversas atividades sejam elas esporte, comercio, indústria entre outros.
Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação. Utilizamos 300 Lux em ambientes que necessitam de um pouco mais iluminação, consideramos 1,42m de espaçamento entre uma lâmpada e outra.
Para medir a luminosidade é utilizado um aparelho chamado luxímetro, ele pode ser um instrumento digital portátil utilizado para facilitar as auditorias e fiscalizações. A medição é realizada através de um sensor que é capaz de analisar a intensidade da luz.
A NR-17 também determina as condições do ambiente de trabalho no item 17.6, onde é estabelecido que a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado, assim como também para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo: ...
“As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.”
A NR 17 é uma norma regulamentadora estabelecida pelo MTPS que determina uma série de diretrizes quanto à ergonomia. Ela é conhecida como Norma da Ergonomia e foi aprovada pela Portaria MTB nº 3.214/1978. Em linhas gerais, ela é aplicável a toda atividade laboral.
4.3 A iluminância no restante do ambiente não deve ser inferior a 1/10 da adotada para o campo de trabalho, mesmo que haja recomendação para valor menor. 4.4 Recomenda-se que a iluminância em qualquer ponto do campo de trabalho não seja inferior a 70% da ilumi- nância média determinada segundo a NBR 5382.
O nível ideal de iluminância em ambientes de trabalho
A NBR 5413 determina que nos escritórios e demais ambientes de trabalho os valores ideais de iluminância devem ser de 500 ou 750 ou 1000 lux. De modo geral os técnicos escolhem o valor de 750 lux.
Um ambiente bem iluminado é muito importante para que os colaboradores possam exercer suas atividades com mais conforto. A iluminação insuficiente provoca fadiga visual, que pode causar dores de cabeça, e outros problemas de saúde, como envelhecimento precoce da pele e até mesmo distúrbios emocionais.
“Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Tabela de luminância recomendada
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20 metros quadrados de área, serão necessários de 2000 (100lm x 20m2) a 4000 (200lm x 20m2) lúmens.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Intitulada NBR ISO 8995-1, ela especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e as condições para que os profissionais desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de atividade.
A ABNT NBR 5101:2018 refere-se à iluminação pública e impõe os requisitos para iluminar as vias públicas de modo que os veículos e pedestres tenham segurança no tráfego.
Na NBR 8995, é importante a leitura da seção 4.7, que trata especificamente da iluminação natural em projetos luminotécnicos. Nessa seção a norma estabelece que a iluminação natural pode prover toda ou parte da iluminação necessária para a execução dos trabalhos, estabelecendo alguns critérios e direcionamentos.
Um dos princípios ergonômicos mais relevantes para a atividade das empresas é disponibilizar ferramentas e equipamentos que ofereçam segurança aos trabalhadores. A ideia é que todos sejam adequados às características psicofisiológicas dos colaboradores e à natureza das funções realizadas por esses profissionais.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. ... A ergonomia também avalia questões como a biomecânica do gesto laboral e os aspectos ambientais e organizacionais do trabalho.
Como tomar pólen para imunidade?
Quantas vezes por dia devo alimentar as tilápias?
Qual a influência da complexidade e da incerteza em um projeto?
O que comer para melhorar tontura?
O que posso ligar em um inversor de 500W?
Como fazer uma doação em dinheiro?
O que deixa a pele mais firme?
Como escrever o capítulo de um livro?
Quais os tipos de relatórios explique cada um?
Qual a calça mais rara do Free Fire 2021?
Quanto tempo o corpo lúteo se desfaz?
São hipóteses de competência material da Justiça do Trabalho previstas no artigo 114 da CF?
Como saber se está grávida com cebola?
Qual a sílaba tônica da palavra mãezinha?