O que a hanseníase atinge?

Pergunta de Bernardo Silva em 23-09-2022
(52 votos)


O que a hanseníase atinge?

Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e ...

Como a resposta do sistema imune irá influenciar no tipo de hanseníase a se desenvolver?

Na hanseníase, a alteração da resposta imune está asso-ciada com o desenvolvimento de formas clínicas distintas, em que o predomínio da resposta celular está relacionado à forma clínica mais branda da doença (tuberculóide) e ausência, e com a forma clínica mais grave (virchowiana).

O que a lepra faz no corpo humano?

A lepra, também conhecida como hanseníase ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.



Onde fica o bacilo de Hansen?

Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos (em especial os da face e extremidades, como braços e mãos; pernas e pés). Ela é causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873.

Quais são as reações do tratamento contra a hanseníase?

Efeitos Colaterais dos Medicamentos Utilizados na PQT. Cutâneos – rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado; Gastrointestinais – diminuição do apetite e náuseas.

Como foi descoberta a Mycobacterium leprae?

A Mycobacterium leprae foi descoberta por Gerhard Armauer Hansen e foi a primeira bactéria a ser relacionada a uma doença humana. Embora tenha sido descoberta em 1873, até hoje não é possível cultivá-la em laboratório e esse fator é considerado como um dos principais empecilhos para a erradicação da hanseníase.



Quais são os genes da leprae?

Apenas 49,5% dos genes da M. leprae são ativos, sendo que o restante se divide em pseudogenes (genes teoricamente normais, mas não funcionais – 27%) e genes não codificantes (23,5%).

Qual a patogenicidade da leprae?

A M. leprae é transmitida pelo contato direto com doente não tratado, através das vias aéreas. Sua incubação é lenta, de 2 à 7 anos, e sua patogenicidade é considerada baixa. Os fatores epidemiológicos não são certos, uma vez que o contato com o bacilo não necessariamente leva à infecção ou à doença, que ocorre em apenas 10% dos casos.

Como reage o sistema imunitário à lepra?

O sistema imunitário reage eficazmente às micobactérias pela formação de granulomas. O tipo de reação imunitária ao M. leprae é extremamente importante na progressão da lepra. Esta bactéria sobrevive à fagocitose e multiplica-se inclusivamente dentro dos macrófagos.






Outras questões

Como mostrar uma variável no HTML?

Como incluir mais vegetais na alimentação?

Como é a incorporação de Boiadeiro?

Como remover Fontes do Corel Draw?

Como cadastrar as partes no PJe?

Como usar óleo essencial on guard?

Como usar onde no texto?

Como usar o Photoshop cs5 para desenhar?

Qual a amperagem de um interruptor?

Quanto tempo é o tratamento com Oli Olá?

Como investir em um terreno?

Tem como pagar com PayPal no Mercado Livre?

Como usar Pentabiotico veterinário?

Como usar o Padlet na sala de aula?

Quantos modos de vibração tem um pêndulo?

Como utilizar o Outlook no celular?

O que é a imagem latente?

Como fazer capa de DVD no Nero Cover Designer?

Como são formados os lençóis de água subterrâneos?

Como usar óleo essencial para dor de cabeça?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com