A escassez de água no futuro poderá aumentar os riscos de conflitos no mundo, afirmam especialistas que participam do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França. ... A previsão é que nesse ano, 2,3 bilhões de pessoas suplementares – mais de 40% da população mundial – não terão acesso à água se medidas não forem tomadas.
A ameaça maior para o futuro da água não é o seu desaparecimento, uma vez que ela evapora, se transforma em chuva e volta para o solo. Esse ciclo continuará acontecendo, mas as mudanças climáticas e de características locais, como aumento do desmatamento na Amazônia, podem alterar sua frequência, por exemplo.
Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.
Panorama da situação da água
Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2050 faltará água para cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo. Esse número representa metade da população estimada para o período.
Considerada o líquido mais importante, precioso e indispensável para a sobrevivência da vida humana na terra, a água tem sido motivo de constante preocupação, pois a forma como a sociedade tem se apropriado e utilizado os recursos hídricos no planeta tem comprometido a qualidade, bem como o acesso de muitas comunidades ...
24 curiosidades que você vai gostar
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
Perde-se muita água com vazamentos, torneira ligada sem necessidade e banhos demorados. ... Outro problema grave é o aumento da poluição de mananciais, rios, lagos e lençóis freáticos (água que fica embaixo da terra). Além disso, a distribuição do líquido pelo planeta é irregular.
De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - sofrerão com a escassez de água.
Relatório é um dos destaquesdo 8º Fórum Mundial da Água
A estimativa a ONU alerta que, pelo menos durante um mês do ano, 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, o que corresponde à metade da população mundial estimada para a data. A falta de água será causada pelas mudanças climáticas e pelo aumento da demanda.
A questão da origem da água na Terra, ou a questão sobre porque há claramente mais água na Terra do que nos outros planetas do Sistema Solar, ainda não está esclarecida. Existem várias teorias sobre como os oceanos se formaram ao longo dos últimos 4,6 bilhões de anos.
A crise hídrica no Brasil reflete em diversos setores da sociedade, reduzindo a oferta de alimentos, diminuindo a oferta de água para a população, comprometendo o fornecimento de energia elétrica, além de afetar o orçamento das famílias e prejudicar o comércio.
O professor da UFRGS alerta que um dos gargalos do país está na questão do saneamento básico e da poluição, o que pode gerar maior pressão na gestão dos recursos hídricos.
Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.
Em mapeamento feito pelo MapBiomas sobre a dinâmica da água em território nacional, constatou-se que ao longo dos últimos 36 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Diversos estados brasileiros estão sendo obrigados a lidar com as consequências limitantes dos baixos níveis de água nas bacias hidrográficas.
Mas, apesar disso, a água boa para consumo humano está cada vez mais escassa. Saiba o que está drenando esse líquido tão precioso e como é possível evitar um colapso. Quem vê uma foto do planeta feita do espaço pode pensar que água é algo que nunca vai faltar. ... E só 2,5% da água do mundo é doce.
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido.
Sem água para beber, os animais iriam desidratar e morrer em alguns dias. Não se iluda, nós somos animais e morreríamos mais cedo ou mais tarde também. ... Sem água, obviamente não tem ciclo da água nem chuva. Florestas secariam em alguns meses e toda essa vegetação morta e seca levaria inevitavelmente a incêndios.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. ...
PRINCIPAIS PROBLEMAS
Atualmente, a maioria dos conflitos está relacionada às condições climáticas e existência de rios localizados na fronteira entre países. O Oriente Médio é hoje a região com maiores problemas de acesso à água potável devido as suas condições climáticas, já que na região predominam climas áridos.
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.
Diversos especialistas defendem o investimento em novas fontes de energia como uma maneira eficaz de passar pela crise hídrica atual e evitar outras situações como essa futuramente. A energia solar é uma das baratas formas de geração de energia elétrica e vem crescendo de forma promissora nos últimos anos.
O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos, com escassez de chuvas, reservatórios em níveis baixos e maior demanda por energia em razão da reativação da economia para patamares pré-pandemia em vários setores. Fatores que, combinados, levaram o governo federal a tomar uma série de iniciativas.
De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil: O desmatamento da Amazônia; O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis; O fenômeno natural La Niña.
Em 2013, os cientistas encontraram água datando de cerca de 1,5 bilhão de anos na Mina Kidd em Ontário, mas em 2016, uma pesquisa mais profunda revelou uma fonte ainda mais antiga enterrada no subsolo.
Água encontrada nas profundezas de mina no Canadá é a mais antiga do mundo. Em 2013, um grupo de pesquisadores descobriu uma antiga fonte subterrânea de água em uma mina em Ontário, Canadá. Ao analisar amostras dessa água, eles estimaram sua idade em 1,5 bilhão de anos.
Como remover a proteção contra gravação do cartão SD pelo celular?
Como tirar o resto de batom do frasco?
O que tira cola maluca de plástico?
Como remover a borda da caixa de texto no Word?
Como tirar a oleosidade do cabelo rápido?
Como se livrar de uma colmeia?
Como desinstalar completamente o Corel Draw X8?
Quem coordena é a resposta ao estresse junto às plantas e como isso é realizado?
Como funciona um chafariz antigo?
Como excluir os primeiros caracteres de uma célula no Excel?
Como era formado o Partido Conservador?
Como tirar tinta do vidro fácil?
Como se formou a população do município de Feira de Santana?
Como se formou a Tríplice Entente e Tríplice Aliança?