O Temporal articula-se com 5 ossos: Occipital, Parietal, Zigomático, Esfenoide e Mandíbula.
O frontal articula-se com doze ossos: esfenóide, etmóide, parietais (2), nasais (2), maxilares (2), lacrimais (2) e zigomáticos (2).
...
VISCEROCRÂNIO
MAXILA. É um osso irregular. ...
MANDÍBULA. Apresenta três regiões: corpo, ramos e ângulo. ...
ZIGOMÁTICO. ...
PALATINO. ...
VÔMER. ...
NASAL. ...
LACRIMAL. ...
CONCHA NASAL INFERIOR.
Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os 3 ossos da orelha média. A saliência óssea atrás da orelha chama-se Processo Mastóide.
O osso temporal localiza-se nas laterais e na base do crânio. Ele circunda e protege o canal auricular, o ouvido médio e o ouvido interno.
Os ossos lacrimais não se ligam um ao outro, mas sim ao osso frontal, à maxila, ao etmoide e à concha nasal inferior. A concha nasal inferior também não se liga à seu par contralateral. Apresenta uma única ligação, com o osso temporal.
33 curiosidades que você vai gostar
Sumário
Parte escamosa – É a maior parte e envolve a área da fronte (testa). Nela se encontram os seios frontais. ...
Parte orbitária – Forma o teto da órbita e os seios etmoidais. ...
Parte nasal – É conectada ao processo frontal do osso maxilar e aos ossos nasais, formando a raiz do nariz.
O osso frontal, Os frontale ou frontalis em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e chato (ou plano), localizado na região anterior e média da calota craniana (calvária).
O osso temporal está localizado na região lateral do crânio e pode ser dividido em cinco partes: escamosa, petrosa, timpânica, estilóidea e mastóidea.
O osso temporal é um osso par que contribui para a parede lateral e para a base do crânio, formando parte da fossa média e posterior do crânio. Morfologicamente, o osso temporal difere segundo a idade.
Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1.
Anatomia de superfície
O gânglio trigeminal projeta-se sobre a margem superior do osso zigomático, no nível da parte anterior da fossa mandibular do osso temporal.
Parte Petrosa (Pirâmide)
O Temporal articula-se com 5 ossos: Occipital, Parietal, Zigomático, Esfenoide e Mandíbula.
O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.
Na anatomia humana, a testa é região do rosto juntamente com as sobrancelhas . É constituída pelo osso frontal.
FRONTAL
Borda Supra-Orbital.
Túber Frontal – 3 centímetros acima da borda supra-orbital.
Arcos Superciliares – saliências que se estendem lateralmente à glabela.
Glabela – entre os dois arcos superciliares (ponto antropométrico)
É um osso irregular ímpar que fica localizado na base do crânio antes dos temporais e da porção basilar do osso occipital. É um osso par, sendo responsável por formar o teto do crânio. Seu formato é chato e apresenta duas faces, quatro bordas e quatro ângulos.
Significado de Têmporas
substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.
Têmpora é um medicamento anticonvulsivante, com múltiplos mecanismos de ação, eficaz no tratamento da epilepsia e na profilaxia da enxaqueca. O topiramato influencia vários processos químicos no cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade de células nervosas, que pode causar crises epilépticas e crises de enxaqueca.
O osso esfenoide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”. Ele constitui a maior parte da base do crânio e contribui para o assoalho da fossa craniana média. ... O osso esfenoide também faz parte da formação dos muitos forames e canais do crânio.
Eles são formados por, tecido esponjoso fechado dentro de uma fina camada de osso compacto. Os ossos irregulares são: vértebras, sacro, cóccix, temporais, esfenóide, etmóide, zigomático, maxila, mandíbula, concha nasal inferior, e hióide, todos são bonitos mas muito tortos pois são irregulares.
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
Fossa mandibular e protuberância articular
A fossa mandibular ou glenoide é a porção mais profunda do osso temporal. Ela é formada por uma camada fina de osso compacto, que também é revestida por uma camada de fibrocartilagem.
Sutura frontal/Sutura metópica: entre os dois ossos frontais, antes de formar um único osso.
Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.
O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
Qual o tempo de crise no casamento?
Como instalar app em PC bloqueado?
O que precisa para desbloquear o passe?
Como lidar com um dependente de drogas?
Como fazer um quadro de acordo com as normas da ABNT?
Como ligar os fios de alto falante?
Qual a responsabilidade dos filhos com os pais idosos?
Como ligar um potenciômetro no Arduino?
Como ativar as fontes desconhecidas no iPhone?
Como lidar com homem muito fechado?
Como ligar o ventilador de 3 fios?
Como instalar ar condicionado de janela em apartamento?
O que é uma pessoa Maníaco-depressivo?
Qual positivo e negativo do chuveiro?
Como baixar Viki na Smart TV Philips?