Não precisa mais reconhecer firma em cartório?

Pergunta de Rita Yasmin Alves de Marques em 27-05-2022
(17 votos)

Está em vigor a Lei 13.726/2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Não. Está em vigor a Lei 13.726/2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos no âmbito do poder público.

Quando não precisa reconhecer firma?

Apesar de não ser a regra, existe caso que é obrigatório o reconhecimento de firma: Para registro de compra e venda, doação permuta ou outros negócios que envolvam imóveis e que não seja obrigatória a escritura, o contrato deve ter o reconhecimento de firma (art. 221, II da Lei 6.015/73).


Precisa ter firma para autenticar documento?

A pessoa que terá os documentos autenticados precisa ter um cadastro no cartório, ou seja, ter aberto firma no cartório em que será feita a autenticação. De outra forma, somente a própria pessoa é quem pode autenticar o documento em seu nome.

O que é necessário para autenticar um documento?

Para realizar este serviço, o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autentificado for físico, é preciso levar o impresso ao cartório para que seja digitalizado e autenticado.

O que precisa para autenticar um documento no cartório?

Para autenticar uma cópia de um documento, a parte interessada deve se dirigir ao Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência com a cópia original que deseja reproduzir — podendo também estar munido da reprodução dessa — apresentá-la ao atendente e aguardar a autenticação da cópia do documento desejado.

Reconhecimento de firma e autenticação de documentos


37 curiosidades que você vai gostar

Como saber se uma pessoa tem firma aberta em cartório?

Outra forma de saber se você tem a firma reconhecida é ligando para o cartório de notas. Para isso você precisará informar alguns dados pessoais. Assim os profissionais do estabelecimento poderão localizar o seu cadastro no sistema e assim verificar se algum reconhecimento de firma foi feito.

Qual a lei que dispensa reconhecimento de firma?

LEI Nº 17.268, DE 14/01/2020 - DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE PARA DIVULGAR O DIREITO DA NÃO OBRIGATORIEDADE DE RECONHECIMENTO DE FIRMA E AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS EM CARTÓRIO, PARA UTILIZAÇÃO EM ATOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, CONFORME LEI FEDERAL Nº

Qual a lei que proíbe autenticação de documento?

O cidadão que procura um cartório para autenticar um documento ou reconhecer uma firma está realizando um ato com um ente privado e não com um ente público, a justificar a dispensa das exigências previstas em qualquer das hipóteses previstas no art. 3º da Lei nº 13.726/2018.

O que diz a lei 13726?

Racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.



Outras questões

O que é um estuário?

Quanto custa para operar o nariz?

O que um profissional de relações publicas faz?

Como nao aparecer online no facebook e messenger?

O que e creatina?

Quanto tempo trabalhado para receber seguro desemprego?

Como desligar a net?

O que e formula quimica?

O que eram os sofistas?

Por demais ou por de mais?

Como ver quantos cliques tem a camera canon?

Quanto custa para enterrar uma pessoa?

Qual foi a maior erupção do vulcão Etna?

Qual o papel da promotora de justiça?

O que um notebook precisa para rodar fortnite?

Quanto custa para tirar passaporte no brasil?

Quanto tempo tem um dia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com