Não precisa mais reconhecer firma em cartório?

Pergunta de Rita Yasmin Alves de Marques em 27-05-2022
(17 votos)

Está em vigor a Lei 13.726/2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Não. Está em vigor a Lei 13.726/2018 que retira a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e autenticação de documentos no âmbito do poder público.

Quando não precisa reconhecer firma?

Apesar de não ser a regra, existe caso que é obrigatório o reconhecimento de firma: Para registro de compra e venda, doação permuta ou outros negócios que envolvam imóveis e que não seja obrigatória a escritura, o contrato deve ter o reconhecimento de firma (art. 221, II da Lei 6.015/73).


Precisa ter firma para autenticar documento?

A pessoa que terá os documentos autenticados precisa ter um cadastro no cartório, ou seja, ter aberto firma no cartório em que será feita a autenticação. De outra forma, somente a própria pessoa é quem pode autenticar o documento em seu nome.

O que é necessário para autenticar um documento?

Para realizar este serviço, o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autentificado for físico, é preciso levar o impresso ao cartório para que seja digitalizado e autenticado.

O que precisa para autenticar um documento no cartório?

Para autenticar uma cópia de um documento, a parte interessada deve se dirigir ao Cartório de Notas mais próximo ou de sua preferência com a cópia original que deseja reproduzir — podendo também estar munido da reprodução dessa — apresentá-la ao atendente e aguardar a autenticação da cópia do documento desejado.

Reconhecimento de firma e autenticação de documentos


37 curiosidades que você vai gostar

Como saber se uma pessoa tem firma aberta em cartório?

Outra forma de saber se você tem a firma reconhecida é ligando para o cartório de notas. Para isso você precisará informar alguns dados pessoais. Assim os profissionais do estabelecimento poderão localizar o seu cadastro no sistema e assim verificar se algum reconhecimento de firma foi feito.

Qual a lei que dispensa reconhecimento de firma?

LEI Nº 17.268, DE 14/01/2020 - DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE PARA DIVULGAR O DIREITO DA NÃO OBRIGATORIEDADE DE RECONHECIMENTO DE FIRMA E AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS EM CARTÓRIO, PARA UTILIZAÇÃO EM ATOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, CONFORME LEI FEDERAL Nº

Qual a lei que proíbe autenticação de documento?

O cidadão que procura um cartório para autenticar um documento ou reconhecer uma firma está realizando um ato com um ente privado e não com um ente público, a justificar a dispensa das exigências previstas em qualquer das hipóteses previstas no art. 3º da Lei nº 13.726/2018.

O que diz a lei 13726?

Racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.



Outras questões

É normal sentir dor após infiltração?

Como tomar o Addera 7000?

Para que é indicado Neozine?

Como fazer mudas de jabuticaba a partir do galho?

Quanto tempo para o Tylenol DC fazer efeito?

Como que faz nuvem?

Como tomar clomifeno no TPC?

Qual o significado das bodas de pérola?

Como tomar o chá da folha do melão São Caetano?

Como fazer o Mock-up dental?

Quanto tempo devo tomar Meclin?

Como fazer muda de pimenta-do-reino da semente?

Qual a dosagem de Velija?

Qual melhor horário para tomar Vertizine D?

Para que serve cabergolina remédio?

Para que serve Polaradex serve para tosse?

Como faço para tirar medidas de um box?

Como saber a acidez do vinho?

O que fazer para deixar de ser tímida?

Como funciona a lente Trifocal?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com