Fórmulas de química são as formas de representar os elementos e/ou compostos químicos, isto é, trata-se da maneira de abreviação que representa as substâncias e suas reações químicas através de símbolos.
Por exemplo a fórmula da água H2O. Nesta fórmula aparecem letras e número. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. O número subscrito é chamado de índice e indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula.
Fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana. ... É conhecida também como fórmula de Lewis. Exemplo: H• •O• •H (água).
Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula. Para se chegar à fórmula molecular é necessário saber a fórmula mínima ou empírica da substância e sua massa molar.
O que significa, porém, dizer que uma substância tem esta ou aquela estrutura molecular? Dizemos que a fórmula da água é H2O.
44 curiosidades que você vai gostar
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: eis a fórmula da água.
O sistema de Hill (ou notação de Hill) é um sistema de escrita de fórmulas químicas no qual a quantidade de carbono é indicada primeiro, seguida pela quantidade de hidrogênio, e então a quantidade dos demais elementos químicos sequencialmente em ordem alfabética dos símbolos químicos.
Tanto a fórmula mínima quanto a molecular é C10H18O. Porém, em outros casos, a fórmula molecular será um múltiplo inteiro da fórmula mínima, segundo a fórmula 4. Vejamos alguns exemplos de como isso funciona na Tabela 1.
A estrutura molecular é formada pelo agrupamento de diversas moléculas constituídas, por sua vez, por um número limitado de átomos fortemente ligados entre si, através de ligações covalentes. ... Características como pontos de fusão e ebulição, resistência mecânica e dureza dependem do tipo de tais ligações.
São três as principais fórmulas químicas usadas para representar os compostos covalentes: fórmula molecular, fórmula eletrônica ou de Lewis e fórmula estrutural plana.
A fórmula molecular indica o número real de átomos de cada tipo de elemento químico que aparece na molécula. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, o que significa que em cada molécula de água há dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.
Oxigênio na tabela periódica
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (PTN) apresenta fórmula molecular O2 [numeral subscrito], em que dois átomos ligam-se com uma configuração eletrônica em estado tripleto.
A Dopamina, Feniletilamina, Oxitocina são as substâncias relacionadas às manifestações do amor. De acordo com os estudos, os feromônios produzem reações químicas que resultam em sensações prazerosas.
Fórmula estrutural é uma das três formas de se representar um composto molecular (formado por ligações covalentes). As outras formas de representação são fórmula molecular e fórmula eletrônica de Lewis.
...
Exemplo: Fórmula molecular da metformina
4 átomos de carbono;
11 átomos de hidrogênio;
5 átomos de nitrogênio.
Os átomos dos demais elementos químicos, para ficarem estáveis, devem adquirir, através das ligações químicas, eletrosferas iguais às dos gases nobres. Há três tipos de ligações químicas: - Ligação iônica – perda ou ganho de elétrons. - Ligação covalente – compartilhamento de elétrons.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Fórmula estrutural plana ou de Couper é aquela que indica que tipo de ligação os átomos estão fazendo entre si. Essas ligações podem ser a simples, a dupla, a tripla e a dativa. Nesse modelo gráfico, as ligações são representadas por traço (-), que indica os pares eletrônicos e a ligação.
A fórmula molecular da água é a mais conhecida e utilizada por todos, representando por meio de letras e números os elementos e suas quantidades de átomos presentes na substância. Nesse caso, ela é representada pela famosa H2O.
Para conseguir decompor a água, Lavoisier contou com a ajuda de outro cientista, J. B. Meunier de Laplace. Veja a figura: eles conseguiram passar vapor d água sobre ferro incandescente, e então decompor a água em hidrogênio e oxigênio.
Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucléicos, carboidratos, lípides e proteínas). Deste total, 75 a 85% corresponde a água, 2 a 3% sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, que representam as moléculas da vida.
Qual a velocidade de um catamarã?
Como se faz um choque térmico?
O que as pessoas falam da OdontoCompany?
O que é circuito em série exemplo?
Como funciona o carnê na Ponto Frio?
Qual tipo de contrato para jovem aprendiz?
Como imprimir as atividades do Classroom?
Como funciona a venda de consórcio contemplado?
Como saber se uma odd e justa?
Como saber se a muda e de enxerto?
Como saber se a escala é maior ou menor?
Como saber se a compra da passagem aérea foi confirmada?
Como saber se a opala e original?
O que é bom para expelir pedra na uretra?
Qual marca de maquiagem é boa?