A creatina [NH₂-C - NCH₂-CH₃] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne.
A creatina é uma substância naturalmente produzida no corpo, pelos rins e fígado, e tem como função fornecer energia para o músculo e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, resultando no ganho de massa muscular, melhora do desempenho físico e diminuição do risco de lesões.
QUEM PODE TOMAR CREATINA? Qualquer pessoa que pratica exercícios físicos com o objetivo de ganhar massa muscular e que esteja com a saúde em dia pode tomar creatina. Mas é importante ressaltar que esse suplemento só faz efeito quando aliado à musculação.
Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais. Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença.
Os seus benefícios estão associados a melhora da performance nos treinos, fibras musculares, cognição, confere força e recuperação, combate a fadiga, auxilia no controle glicêmico, na composição corporal de idosos, atua em pacientes com doenças neurodegenerativas, e câncer diminuindo a progressão da atrofia.
16 curiosidades que você vai gostar
Melhor horário para tomar creatina
É importante consumir a creatina juntamente com alguma refeição, de preferência alimentos fontes de carboidratos e proteínas, pois estimulam a liberação de insulina no pâncreas. A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos.
O protocolo de suplementação praticamente consensual é o de administração de 3 a 5g diariamente, e o efeito de ganho de músculo e força é esperado após um período de seis a oito semanas de suplementação. Existe também uma estratégia que preconiza uma dose maior de creatina na primeira semana de uso.
Quem pode e quem não pode consumir
A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.
Tomar creatina nas doses recomendadas não faz mal para o organismo, pois as doses recomendadas são muito reduzidas, o que faz com que não exista quantidade suficiente para sobrecarregar os rins ou o fígado.
Por outro lado, isso é causado por um aumento gradual da massa muscular, que é exatamente o que muitos atletas desejam. Na Internet, há muitos relatos que relacionam a suplementação de creatina a cólicas estomacais, diarreia, cãibras musculares e comprometimento da função hepática e renal.
Se usada de forma e dosagem correta, a creatina não faz mal, não engorda e auxilia sim no emagrecimento, também não apresenta efeitos colaterais, além da retenção de líquido, a creatina pode ser considerada um dos melhores suplementos para melhorar o desempenho atlético e aumentar a massa corporal magra durante o ...
Posso tomar creatina e cafeína juntos? A creatina e a cafeína juntas não exibem interações farmacocinéticas quando ingeridas, e acredita-se que melhorem o desempenho por meio de mecanismos independentes, o que tem despertado interesse no potencial de suplementação combinada.
A creatina é um composto produzido naturalmente pelo nosso organismo, mais especificamente pelo fígado, e fornece a energia necessária aos nossos músculos. Ela é levada pelo sangue para as células dos músculos, onde é convertida em fosfato de creatina, e fica armazenada para ser queimada durante a atividade física.
E segundo porque com o aumento do nível de creatina nos músculos também há uma elevação da quantidade de água dentro deles —e essa água não só pesa como aumenta o volume muscular (incha).
O aumento da quantidade de creatinina no sangue está principalmente relacionado com alterações nos rins, isso porque essa substância, em condições normais, é filtrada pelo glomérulo renal, sendo eliminada na urina.
A partir da entrada de água nas células, o compartimento celular se expande e nos dias subsequentes este mecanismo estimula a síntese de proteínas, e consequentemente aumenta a massa muscular. Este é o efeito da creatina. Portanto, retenção hídrica não é um problema quando se usa creatina.
O indicado é consumir o suplemento (ou até mesmo o café) de 15 a 30 minutos antes do treino.
Modo de Uso
Dissolver uma porção de 3 gramas (1 colher de chá) de creatina em 200ml de água. Consumir 1 vez ao dia de preferência antes da atividade física ou conforme orientação do médico ou nutricionista.
Como tomar Creatina? O consumo da creatina como suplemento deve ser de 3 a 5g por dia, todos os dias da semana (com treino ou não) por um período contínuo. Não é necessário ciclo ou saturação.
Existem três fases em um ciclo de creatina.
...
É preciso administrar 20g de creatina, dividida em 4 doses de 5g cada.
5g uma hora após a primeira refeição do dia.
5g meia hora antes do treino.
5g imediatamente após o treino, se possível junto com dextrose/malto e pó protéico. ( ...
5g uma hora antes da última refeição do dia.
Na célula muscular, a creatina em sua forma fosforilada, creatina-fosfato (CP), constitui uma reserva de energia para a rápida regeneração do trifosfato de adenosina (ATP), em exercícios de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, durante um sprint de 100m rasos ou em uma seqüência de levantamento de peso em ...
Para quem busca o ganho de massa muscular como foco principal, a forma mais eficaz de consumir a creatina é suplementada com outros produtos, como Whey Protein, BCAA, glutamina e até algumas vitaminas. Isso pode potencializar o resultado da creatina.
Portanto, se você quer melhorar o resultados dos treinos, pode ficar tranquilo e finalizar a sua busca “posso tomar Creatina com Whey”, pois a resposta é: Sim! Tomar os três suplementos após finalizar o seu treino é o recomendado, já que o Whey auxilia na reconstrução da fibra.
Use o whey protein junto a um termogênico natural
O whey protein também pode servir como um termogênico perfeito. Para quem não sabe, os termogênicos transformam gordura corporal em fonte de energias para a realização de atividades físicas.
Em tese, a creatina não engorda nem emagrece. Os benefícios da creatina estão relacionados com a capacidade de gerar energia em nosso corpo. Ela é um coadjuvante, ou seja, seu impacto está justamente no próprio desempenho durante as atividades físicas.
Qual o salmo para ter uma boa noite de sono?
Como saber se o colchão está ruim?
Quantos carros elétricos tem na Alemanha?
Qual foi o Papa que era casado?
Quem foi o filho de Cleópatra?
Qual foi o propósito de Ester na Bíblia?
Como tirar o CIM na prefeitura de Jaboatão?
Qual a cor ideal para pintar uma cozinha?
Como saber se o medicamento é falso?
Que idade pessoa deixa de ser adolescente?
O que a falta de circulação pode causar?
O que significa o símbolo do Raul Seixas?
Qual o valor do salário mínimo na Nova Zelândia?
Quanto custa andar de táxi em Dubai?
Como comprar um bolo da beca Milano?
Por que uma proposição não pode ser verdadeira é falsa ao mesmo tempo?