a) Mais de um político venceu ou venceram as eleições? b) Mais de uma amiga veio ou vieram a minha casa hoje? A resposta pode ser novidade para alguns: Use o singular! Assim, retomando as orações acima, o correto será: Mais de um político venceu as eleições e Mais de uma amiga veio a minha casa hoje.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Mais de Um – Regra
Sei que muitos usam a lógica de “se é mais de um quer dizer que são dois ou mais, então tem que ser plural”, mas infelizmente no português essa regra não é válida: MAIS DE UM (A) geralmente concorda com o singular (exceto em algumas ocasiões que eu vou tratar logo abaixo).
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.
Não existe erro de concordância verbal na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade [...]», visto que a forma verbal «foi utilizado» concorda com o sujeito da frase [passiva], que neste caso é «o conceito de qualidade».
27 curiosidades que você vai gostar
A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
Significado de Concedido
adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.
A palavra foram é a forma conjugada tanto do verbo ser quanto do verbo ir na 3ª pessoa do plural do pretérito do indicativo. A terminação “ão” geralmente é usada para indicar algo que acontecerá no futuro, porém, os verbos apresentados são irregulares de modo que essa regra não se aplica a eles.
O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde. É uma hora da manhã.
Quando a expressão se repetir: a) Mais de um funcionário e mais de um estagiário tiraram férias este mês.
...
A expressão “mais de um” e o verboMais de um cineasta realizou este filme.Mais de um jogador teve contusões.Mais de uma atriz levou o prêmio por melhor atuação.Mais de uma greve está por vir na educação.
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
Enviadas é o plural de enviada. O mesmo que: andainas.
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
As duas formas são corretas. Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue.
Foram está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Verbo ser: Eles foram sempre bons alunos. Verbo ir: Eles foram viajar na semana passada.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
A construção correta é há dez anos.
O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».
A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
Conceber, com a letra b, significa gerar, imaginar; criar mentalmente; explicar; considerar. Enquanto não for casado, não quero conceber um filho. Ele ajudou a conceber o sistema de propulsão da sonda Cassini para a NASA. Conceder, com a letra d, significa dar; permitir; autorizar; dar consentimento a.
Concedida é o feminino de concedido. O mesmo que: autorizada, outorgada, deferida, atribuída, facultada.
A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3.
Como desativar trava de Shift?
Como ocorreu a expansão do território russo?
Como tirar o amarelo do All Star branco?
Quais os efeitos da acetilcolina?
Como ocorre o processo de atos reflexos?
Como o cachorro surgiu do lobo?
Como aconteceu a expansão do comércio?
Como ocorreu a Intentona Comunista?
Como aconteceu a emancipação política do Brasil?
Como tirar o buço com a pinça sem dor?
Como foi a expansão dos povos bantos?
Como ocorreu a expansão urbana em Brasília em 1960?
Como que se faz a transferência de calor por condução?
Como se deu a expansão da soja no Brasil?
Por que os átomos se unem formando ligações químicas?
Quando a Alemanha se tornou socialista?
Quanto vale mil cruzeiros em real?