Segundo Carlos Mello Garcias, professor do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR, se jogado no vaso, o papel higiênico libera substâncias que dificultam a limpeza da água.
A razão pela qual não podemos jogar o papel higiênico no vaso sanitário é o risco de entupimento da rede de esgoto e até mesmo a inexistência de uma rede em diversos lugares do Brasil.
De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.
2. Retire o lixo do banheiro. O lixo que recebe o papel higiênico usado não é considerado reciclável, no entanto, não deve ser colocado em sacolinhas plásticas, mas sim em sacos biodegradáveis ou feitos com jornal (inclusive, essa é uma forma de reciclar o jornal).
Aparentemente não há solução para o lixinho do banheiro. Ele deve ser jogado fora junto com os resíduos orgânicos e enviado ao aterro sanitário.
40 curiosidades que você vai gostar
Papel higiênico: Meios de descarte
Segundo a Sabesp, o descarte do papel higiênico somente deve ser feito, caso se tenha conhecimento a respeito da coleta de esgoto local, isto é, outros fatores como a qualidade do encanamento bem como a vazão de água, também são itens aos quais vale a atenção.
Um detalhe importante: não é recomendado queimar papel higiênico, mesmo dentro de um buraco.
Queimar lixo, restos de vegetais ou qualquer outro tipo de resíduo a céu aberto é uma prática proibida por lei.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.
Qualquer tipo de papel ou papelão que esteja sujo e engordurado não pode ser reciclado. Isso inclui muitas embalagens de comida, como caixas de pizza, ou guardanapos e papel higiênico.
Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.
Como dito anteriormente, tenha duas lixeiras em seu banheiro para te ajudar no descarte correto dos resíduos. Na lixeira de recicláveis não coloque sacolas plásticas. Geralmente é um lixo seco e não precisa “gastar” uma sacola apenas com isso. E uma outra dica é não utilizar as sacolas plásticas no lixo convencional.
Eis alguns tipos de resíduos: lixo de banheiro, embalagens de papel, metal, vidro, plástico, isopor, pilhas, eletrônicos, baterias, fraldas, sobras de alimentos, fogão e removedor de manchas, aerosóis, medicamentos vencidos, querosene, solventes, etc.
Como acessar uma nova plataforma do Google Classroom?
Como colocar WordPress no seu site?
Quanto tempo para o hCG fazer efeito?
Como funciona o apontador da Tupperware?
Qual a diferença do CDC Salário para o automático da Caixa?
O que a loló faz com a pessoa?
Para que serve pomada Cataflam Pro?
Como escrever no arquivo em C?