Ressecamento da vagina O ressecamento da vagina é um problema relativamente comum durante a gravidez e acontece, principalmente, devido ao aumento do hormônio progesterona e a ansiedade que a mulher sente com as rápidas mudanças que acontecem na sua vida.
Cremes com baixa dose de estradiol, como Premarin ou Ovestrion: são aplicados no canal vaginal para estimular a lubrificação natural da mulher, através do efeito do estrogênio e, por isso, são mais eficazes que os hidratantes sem hormônios.
Outro fator que pode causar este problema é o inicio da gestação, principalmente no 1º trimestre gestacional devido à baixa irrigação de sangue na pelve. Também é comum acontecer no período de amamentação por causa das mudanças nos níveis hormonais.
Como aumentar a lubrificação feminina? Listamos maneiras eficientes
Se a secura só é percebida durante a relação sexual, isso pode significar apenas que é preciso caprichar mais nas preliminares. Diversos fatores, como depressão e estresse, podem causar uma diminuição da libido e isso, por sua vez, impacta na lubrificação durante o ato sexual.
É recomendado o uso de lubrificantes à base de água para diminuir o atrito e o incômodo vaginal. Em especial, é importante lembrar que a mulher tem que estar muito à vontade para o ato sexual, ter desejo, criar seu momento e ter o estímulo antes da penetração para que a relação seja confortável.
Durante a gravidez, depois que a barriga começa a crescer, e especialmente após o 4º mês, não é recomendado dormir de barriga para cima, nem de bruços, mas além disso também não é recomendado ficar a noite toda na mesma posição.
Esse aumento está diretamente relacionado a uma maior vascularização na mulher e, com isso, a vagina fica mais sensível à estimulação. Sendo assim, a lubrificação ocorre com mais facilidade, ajudada também pela intensa atividade glandular.
“ O anticoncepcional pode reduzir um pouco a lubrificação. A menopausa, tambéml”, explica a ginecologista e obstetra, chefe da unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Carolina Mocarzel. Já o período pré-ovulatório aumenta a secreção vaginal –é possível perceber um muco com aspecto de clara de ovo.
“Depende de como o organismo reage ao aumento dos hormônios, sobretudo da progesterona e do estrogênio, durante a gravidez”, explica Viviane Monteiro, obstetra da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças. É comum notar alterações físicas, hormonais e também psicológicas. Todas essas novidades acabam preocupando as futuras mamães, cheias de dúvidas e ansiedades pela espera do bebê.
Para que serve uma revista científica?
O que abre as vias respiratórias?
Qual o tamanho de um feto de 7 semanas?
O que tomar para evitar o catabolismo?
Quantos filhos tem Patrícia Abravanel?
Quando foi usada a palavra filosofia?
Como saber se a frase é um adjunto adverbial?
Como mudar a orientação de apenas uma página no Google Docs?
Como saber se é Apache ou Nginx?
Quantos alunos tiraram 900 na redação?
Quais são tipos de argumentos?
Como avaliar um operador de call center?
O que levar em uma viagem de três meses?
Como montar política de crédito?
Quais os tipos de interpretação jurídica?