Definições. Os Princípios das Boas Práticas de Laboratório é um sistema de qualidade que abrange o processo organizacional e as condições nas quais estudos não-clínicos de segurança à saúde humana e ao meio ambiente são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados.
Boas Práticas de Laboratório - BPLs Boas Práticas de Laboratório - BPLs. Podemos definir as BPLs como sendo um sistema de qualidade implantado no laboratório com o intuito de planejar, organizar, monitorar e registrar a rotina dos procedimentos ali realizados.
Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Practices (GLP) - têm por objetivo a organização dos processos e das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados, executados, monitorados, registrados e relatados.
Principais objetivos das Boas Práticas de Laboratório (BPL)
Sendo assim, o principal objetivo das Boas Práticas de Laboratório (BPL) é estabelecer procedimentos operacionais padronizados para diminuir ou eliminar a probabilidade de exposição ao risco.
✓ As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos e pesquisa referentes à saúde e meio ambiente são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.
31 curiosidades que você vai gostar
Conheça 5 boas práticas de laboratório para seu mapa de trabalho!Utilize termômetros calibrados. ... Mantenha registros atualizados e legíveis. ... Verifique a data de validade dos reagentes e soluções. ... Use equipamentos de higiene e proteção. ... Realize manutenção dos equipamentos.
Recomendações BPL (Disponível na NR-32). precisem de proteção contra contaminação; • Não atender celular quando estiver dentro do laboratório; Manter a organização na bancada; • Evitar trabalhar sozinho no laboratório. Este procedimento é necessário antes e depois da manipulação de materiais dentro do laboratório.
O objetivo principal das Boas Práticas de Laboratório é garantir a execução das análises com qualidade, confiabilidade e segurança, em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. “Nos dias de hoje, a confiabilidade nos resultados obtidos torna-se o diferenciador entre a amplitude do mercado de laboratórios existentes.
Esse sistema de controle visa implantar um sistema de detecção de erros nos métodos analíticos em utilização no laboratório. Seu objetivo é detectar possíveis desvios de desempenho desses métodos, permitindo agir antes que a qualidade dos resultados laboratoriais seja afetada, impactando na segurança do paciente.
As boas práticas e sistematização da fase pré-analítica, principalmente no processo de coleta da amostra, evita uma série de erros, retrabalhos e desperdícios de amostras e de reagentes, evitando danos aos pacientes e também ao laboratório.
São objetivos da BPL:a) Garantir dados confiáveis, padronizar procedimentos, racionalizar trabalho e eliminar erros operacionais.b) Dirimir dúvidas e buscar soluções para problemas que venham a ocorrer, mediar conflitos entre os recursos humanos que atuam nos laboratórios.
Biossegurança: é um conjunto de medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos ...
Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas. NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas, NÃO atender telefone. integridade das luvas após a desinfecção. NUNCA reutilizar as luvas, DESCARTÁ-LAS de forma segura.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.
Portanto, o controle de qualidade em laboratórios de análises clínicas é muito importante para melhorar a credibilidade e segurança para os pacientes, promovendo a rastreabilidade e a organização de dados corretos e confiáveis, evitando erros repetitivos no trabalho e garantir eficiência e qualidade na análise ...
Controle de Qualidade é o conjunto de atividades que verificam se o produto desenvolvido atende aos requisitos mínimos da qualidade, identificando quaisquer problemas.
O objetivo de implantar um sistema de controle de qualidade é reconhecer e minimizar os erros analíticos no laboratório, permitindo avaliar a performance do laboratório. Tem por finalidade a obtenção de resultados confiáveis e seguros.
Os laboratórios apresentam agentes de riscos químicos, físicos e biológicos relacionados aos materiais e métodos empregados. Para que tenha a prevenção desses riscos, além das BPL, deve-se considerar a biossegurança para proteger o analista e para assegurar a precisão dos resultados das análises de alimentos.
Protege o profissional e o ambiente laboratorial dos aerossóis potencialmente infectantes que podem se espalhar durante a manipulação dos materiais biológicos.
Métodos de Esterilização FísicosCalor seco (estufa)Calor úmido (Vapor sob pressão – autoclaves)Radiação (Gama – Cobalto 60, Cobalto Ultravioleta)
Se você quer saber mais sobre como tornar o seu laboratório mais seguro e confiável, veja as dicas que listamos neste artigo!Faça um mapeamento dos riscos. ... Utilize protocolos padronizados. ... Adote cuidados durante a manipulação das amostras. ... Garanta a segurança dos dados dos pacientes.
Utilizar proteção adequada nas mãos ao manusear vidros quebrados; Familiarizar-se com as instruções apropriadas ao utilizar vidraria para fins específicos. utilizada em microbiologia, a vidraria quebrada deve ser esterilizada em autoclave antes de ser dispensada para coleta em recipiente apropriado.
As medidas de biossegurança abrangem uma gama de atitudes envolvendo os agentes biológicos, indo desde o uso adequado de EPI s ao transporte e descarte de lixo hospitalar e equipamentos, tendo sempre como objetivo evitar a contaminação de pessoas e do meio ambiente ao redor.
higienizar as mãos antes dos atendimentos, vestir-se corretamente, destinar os artigos para desinfecção e organizar o ambiente de trabalho são práticas de biossegurança adotadas pela maioria dos fonoaudiólogos.
Assim, os princípios gerais da biossegurança envolvem: ∎ análise de riscos; ∎ uso de equipamentos de segurança; ∎ técnicas e práticas de laboratório; ∎ estrutura física dos ambientes de trabalho; ∎ descarte apropriado de resíduos; ∎ gestão administrativa dos locais de trabalho em saúde.
Como descobrir a data de validade do meu cartão Inter?
O que são carboidratos de exemplos?
Como saber o DPI que estou usando?
Como fazer uma conta para descobrir a idade de uma pessoa?
Como escolher a cor da base Vult HD?
Como saber seu tom de corretivo pela internet?
Como saber a data de Ativacao do meu iPhone?
Como saber a data de nascimento de uma pessoa pelo RG?
O que fazer quando tiver contração?
Quem fez a lista das 7 maravilhas do mundo antigo?
Como saber a data para se apresentar no Exército?
Como saber quantos kg meu gato tem?
Como saber se o olho do cachorro vai ficar azul?
Qual é a fórmula para calcular a altura do Sol?
Como iniciar o servidor do Laravel?
Quais são os parágrafos do desenvolvimento da dissertação?
Como tratar a hiperatividade de forma natural?