Dormir com alguma luz acesa aumenta riscos de desenvolver diabetes tipo 2. A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo.
Afinal, qualquer claridade, por menor que seja, é capaz de prejudicar o sono. “O ideal é um ambiente escuro e sem ruído para ter um descanso reparador, sem interrupções e acordar disposto no dia seguinte”, alerta.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.
29 curiosidades que você vai gostar
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
Fuja da luz azul
A intensidade da luz azul – que se aproxima da luz do céu, do meio dia – pode suprimir a produção de melatonina, enquanto estimula a produção de dopamina, serotonina e cortisol (que nos deixam em alerta).
A luz que ajuda o sono: luz solar
Na medida e do tipo certos, ela pode até mesmo ser uma aliada na hora de dormir. Estamos nos referindo ao sol. Isso apesar de ele poder chegar a ser 200 vezes mais potente que a típica lâmpada branca de escritório. A luz solar aumenta a produção de serotonina no corpo.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
O que tem que ter na conclusão de uma redacao?
Como é feita a forma negativa do verbo to be?
Quais são os seis passos no processo de esterilização?
Como jogar jogos do Xbox One no celular 2021?
Quais são os elementos que formam o maxixe?
Quanto tempo demora para o minoxidil fazer efeito no cabelo?
Como funciona a comercialização do milho?
Qual a importância dos princípios constitucionais e o que acarreta para a Administração Pública?
Como ocorre a absorção de nutrientes no intestino delgado?