O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.
Então, se você cozinhar corretamente o frango, ele pode ser consumido sem nenhum problema. Nunca consuma o alimento cru ou mal passado. Vale lembrar que, se você cozinha e congela, você não pode deixar o alimento em contato com outros alimentos ou utensílios contaminados. Isso porque ele pode ser contaminado.
De acordo com um artigo publicado na BBC Food, existe um método simples que pode colocar já em prática: cortar a pele na junção do peito e da coxa. "Ferir a coxa ou peito que fica exposta pela pele cortada, na parte mais grossa. Se o sumo da carne sair claro, o frango está cozido.
A carne do frango, quando fresca, precisa ter uma consistência firme e elástica, bem aderente aos ossos, sem ser muito mole ou pegajosa. Sua cor deve ser um amarelo pálido, ligeiramente rosada.
Como evitar a Salmonella
A temperatura de cozimento sugerida é de 74°C para eliminar qualquer presença de Salmonella spp.
35 curiosidades que você vai gostar
Como evitarLave as mãos antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos.Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária.Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados.
Assim como o frango, não é indicado lavar a carne vermelha. O melhor jeito de eliminar as bactérias é levar o alimento ao fogo numa temperatura de, no mínimo, 63 ºC.
Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada. Depois, tire o frango da panela e seque-o antes de usá-lo na sua receita. O escaldar garante que o frango ficará cozido por inteiro quando você terminar de cozinhá-lo na churrasqueira, fogão ou forno.
O frango aumenta a energia do corpo graças às vitaminas B6 e B3. Se você está sentindo um pouco de cansaço ou desgastado, tente comer carne de frango para dar impulso de nutrientes, como vitaminas e minerais. As calorias presentes nesta carne auxiliam no aumento dos níveis de energia.
Embora muito pequeno, existe o risco de se expor à toxoplasmose, uma infecção não muito grave para o indivíduo comum e saudável, mas de risco para mulheres grávidas, por exemplo. Depois de todas essas evidências, é possível afirmar que o coração de frango é saudável de se consumir, mas sem excessos.
O motivo, explica a agência, é que lavar o frango pode transmitir germes e bactérias que causam doenças, especialmente a perigosa salmonela, para outras comidas e utensílios de cozinha.
Então, é preciso também lavar o frango antes de cozinhá-lo, correto? Errado. Lavar o frango pode aumentar as chances de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos de um alimento para o outro). O que pode te deixar ainda mais doente.
Como escaldar frangoStep 1. Coloque pedaços de frango em uma panela alta. Adicione água o bastante para cobrir 5 cm acima da carne. ... Step 2. Ferva. Deixe o frango cozinhar por mais 10 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços. ... Step 3. Tire a panela do fogo e drene a água.
Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:Não descongele a carne na pia da cozinha.Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los.Remova as gorduras, nervos e cartilagens.Faça corte no sentido das fibras.
Os respingos de água do frango contaminam tudo ao redor
É a chamada contaminação cruzada. E o perigo não reside só nos outros alimentos: utensílios limpos que estejam perto da pia, como pratos e talheres que já foram lavados, também podem receber respingos contaminados e não vão ser higienizados novamente.
Peso: 1 KG - R$ 10,99. 3,500 KG - R$ 38,47.
“O frango tem duas bactérias que são as principais: salmonela e campilobacter. Eles podem causar diarreia e o campilobacter é um pouco mais sério, porque além da diarreiao, ela pode desenvolver uma doença auto-imune”, explica a microbiologista.
A Campylobacter é encontrada em carcaças de frango e é uma ameaça para a saúde pública e para a economia de diversos países, mas principalmente do Brasil ― o maior exportador do produto.
A contaminação no frango
Como a salmonela reside no intestino das aves e é excretada nas fezes, a movimentação das galinhas pode fazer com que a bactéria se aloje facilmente em diversas partes da ave, como os pés, a pele e as penas.
Esses sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente.
A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.
Elas podem receber ciprofloxacino, azitromicina ou ceftriaxona por vários dias. As crianças recebem trimetoprima/sulfametoxazol. Pessoas com bacteremia recebem antibióticos como ciprofloxacino ou ceftriaxona por cerca de duas semanas.
Como mudar o número de verificação?
Como colocar colunas no Word pelo celular?
Como tirar o papel de parede da tela inicial?
Como mudar o nome da pasta de trabalho?
Como mudar o nome do link do WhatsApp no Instagram?
Como mudar o nome de um app no iPhone?
Como fazer arrumação de leito hospitalar?
Como desenvolver um Data Mart?
Quanto custa para montar um mini bar?
Como colocar um molinete na vara de pescar?
Como montar um ministério na igreja?
Como fazer um currículo de bacharel em Direito?
Como montar seu local de trabalho?
Como montar um mosaico de fotos no PC?
Como montar um mosaico de fotos no computador?
Como montar um cardápio saudável para crianças?
Como fazer um lookbook grátis?