Couve é, sem dúvida, um vegetal saudável, rico em cálcio, fósforo, vitaminas e minerais. Mas, comê-la crua pode fazer mal à saúde. Segundo um estudo da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, comer couve crua pode suprimir a produção do hormônio da tireoide responsável por regular seu metabolismo.
Por ser um vegetal bastante versátil, a couve pode ser consumida crua em saladas, refogada, em farofas, bolos, sucos ou no caldo verde, por exemplo.
Contribui com a saúde dos ossos e coagulação
Previne também a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos. Em 100 g de couve crua há 131 mg de cálcio. Além disso, é fonte de vitamina K, que favorece a coagulação sanguínea.
As fibras e as vitaminas A, C e B6 presentes nesse vegetal vão embora rapidamente com o cozimento. Por isso, a melhor maneira é consumir a couve como salada.
As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.
33 curiosidades que você vai gostar
A couve é tida como anti-inflamatória, cicatrizante e, além disso, ajuda na absorção do cálcio. Para animar tal consumo, descobriu-se recentemente que ela também faz bem para o bom funcionamento do cérebro. Se você a consome todos os dias, ele pode ficar mais jovem.
Excessos a parte, a couve é um vegetal saudável que pode ser consumido diariamente. Couve é rica em vitamina C, A e B6, fibras, magnésio, cálcio, ferro e fósforo. Ela também é um excelente remédio natural para cálculos renais, artrite, bronquite e ajuda na cura de úlceras estomacais.
5 formas de aproveitar os benefícios da couve na sua alimentaçãoCouve cozida. Uma das maneiras mais comuns e práticas de comer couve é na forma cozida. ... Sopas com couve. ... Sucos detox. ... Saladas quentes ou frias. ... Couve recheada.
“A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.
Essa verdura verdinha e de folhas grossas é rica em nutrientes como iodo, magnésio, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas (A, complexo B, C e E). Sendo importantíssima para regulação de hormônios (incluindo da tireoide), digestão, fortalecimento dos ossos e fígado, e muito mais.
Excelente fonte de fibras
As fibras da couve são responsáveis por ajudar na limpeza do sistema digestivo. Isso acontece porque elas não são absorvidas pelo organismo, que, para expulsá-las, acelera o trabalho do intestino.
Afinal, essa bebida é pouco calórica, tem um forte potencial diurético (evita a retenção de líquidos), antioxidantes, detox e anti-inflamatório. Ou seja, ao ser tomada em jejum, ela faz uma boa limpeza e hidratação no organismo, o que ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queimar calorias.
Por exemplo, a ação bociogênica da couve pode interferir negativamente no metabolismo da tireoide. Por isso, pessoas com hipotireoidismo ou com histórico familiar da doença não devem consumir a verdura. “Pense no quanto de couve e de outros alimentos são utilizados na preparação do suco.
Banana, alface, soja, couve e grão-de-bico são boas opções para a ceia. Última refeição deve ser feita pelo menos uma hora antes de dormir. Se você enfrenta problemas para dormir, saber o que comer à noite pode ser decisivo para noites mais tranquilas.
O estudo mostrou que esses vegetais contêm progoitrina, um composto que pode interferir na síntese de hormônios da tireoide, e íons tiocianato, que podem expulsar o iodo da tireoide, um importante composto para as atividades hormonais.
A recomendação dele é comer até 5 folhas por dia, medida totalmente segura. Já no caso da digestão, a recomendação é ingerir 25 gramas de fibra por dia.
Em vez de colocar os vegetais em uma panela cheia de água fervente e descartá-la depois do cozimento, é melhor colocar a água aos poucos até o alimento cozinhar. Assim, além de acompanhar o ponto certo de cada vegetal, a água evapora mais rápido, diminuindo o tempo de contato e parte dos nutrientes são reabsorvidos.
Além de ser saborosa, é uma boa pedida para incluir no cardápio e garantir na saúde, pois as folhas verdes apresentam vários benefícios para a saúde. Diante de tanta coisa boa, seria quase um crime descartar o talo, que também contém é supernutritivo, rico em fibras, ferro e vitamina C, assim como as folhas.
A couve de folhas amareladas, ou mesmo levemente murchas, já está velha e não é recomendável para o consumo.
Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.
Excesso de couve crua faz mal à saúde
Tudo por causa de duas substâncias: a pró-goitrina, que diminui a liberação de hormônios pela tireoide, e o tiocianato, que atrapalha a absorção de iodo, mineral essencial para o bom funcionamento da glândula.
Como consequência da libertação de toxinas, o programa detox pode desencadear alguns efeitos nefastos no organismo, geralmente passageiros, como fraqueza, dores de cabeça, prisão de ventre, diarreia ou dores no corpo. Se persistirem, deve aconselhar-se com o especialista.
Quando o fígado reconhece algo potencialmente tóxico, ele faz um processo completo chamado de detoxificação hepática, ou seja, ele reconhece a substância e, por meio de uma sequência de reações bioquímicas complexas que acontecem dentro das células do órgão, ele modifica a estrutura química da toxina.
Tomar pela manhã, em jejum, por exemplo, facilita a absorção dos nutrientes e acelera o metabolismo. Já se for ingerido à noite, o organismo irá aproveitar mais os efeitos detox , já que esse é o período em que o fígado funciona melhor.
Suco de couve, beterraba e gengibre
O pepino e a couve ajudam a eliminar o excesso de líquido corporal e o gengibre acelera o metabolismo, ajudando na queima de gordura e no emagrecimento. Cada copo de 250 ml desse suco contém aproximadamente 100 calorias.
Como podemos usar a ética no dia a dia?
Como higienizar pote de vidro para leite materno?
Como transformar uma imagem bitmap em vetor no Corel?
Qual melhor aparelho para transformar TV em Smart TV?
Como transformar uma fonte de 12V para 6 V?
Como transformar uma fábula em um poema?
Como calcular a equação paramétrica da reta?
Como transformar JPG em PNG com fundo transparente Photoshop?
Como transformar uma fração em decimal exato?
Como transformar PNG em vetor Illustrator?
Como salvar um arquivo em jpg no Power Point?
Tem como transformar um PenDrive em um adaptador wireless?
Como fazer uma imagem em 300 DPI?
Como converter imagem para 200 DPI?
Como isolar o barulho do ar condicionado de janela?
O que fazer para transferir a multa para outra pessoa?
O que vestir em um hotel fazenda?