A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).
adjetivo Pronto, ágil, vivo: este velho está sempre alerta.
É redundância. Caro e barato encerram a ideia de preço. Produtos e serviços são caros ou baratos. Preço é alto, baixo, elevado.
“Quite” / “quites” A palavra “quite” deve concordar com o substantivo a que se refere, portanto, se o substantivo estiver no singular, a palavra fica no singular – quite -, mas, se o substantivo estiver no plural, a palavra vai para o plural – quites.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. A segunda segue a forma erudita, da língua-padrão, que corresponde ao modelo literário.
Suficientes é o plural de suficiente. O mesmo que: hábeis, razoáveis, aptos, bastantes, capazes, competentes, numerosos, satisfatórios.
1 acautelado, ágil, atento, cauteloso, cuidadoso, desperto, precavido, prevenido, sobreavisado, vigilante, vivo. Com vigilância: 2 atentamente, vigilantemente.
ALERTA vai para o plural quando funciona como adjetivo: “pessoas alertas”, “soldados alertas”. ALERTA pode ser também um substantivo masculino (= sinal, ordem, aviso para estar vigilante): “Deu vários alertas”.
Significado de Caro adjetivo Que não é barato; cujo preço é muito elevado: carro caro. Em que há ou está relacionado com despesas excessivas; dispendioso: este projeto ficou muito caro. [Figurado] Que demanda um grande esforço; feito com muito sacrifício: a busca pelo título saiu-lhe cara.
Caro e barato jogam em dois times. Podem ser adjetivos ou advérbios. Como lidar com eles? ... Se pertencerem à classe dos advérbios, mantêm-se invariáveis — sem feminino e sem plural.
Assim sendo, retrata a forma como todos olhavam, ou seja, atentamente, fato que nos leva a crer que estamos diante de um advérbio – invariável, por sinal. E, por fim, no terceiro exemplo notamos a presença de um substantivo, cujo significado se refere a aviso.
As alunas responderam felizes à pergunta do professor. Cabe ressaltar, portanto, que se trata de um adjetivo. O professor falava baixo, fato que dificultava a compreensão dos alunos. Temos agora um termo que se encontra diretamente relacionado ao verbo (falava) e que não admite flexão. Logo, inferimos se tratar de um advérbio.
Outro fator que diferencia advérbio de adjetivo é o termo que cada um acompanha. ex: Cidades (substantivo) grandes (adjetivo) têm muitos desafios a enfrentar. Advérbios – o advérbio se conecta e modifica os verbos, os advérbio e os adjetivos. ex¹: Ele correu (verbo) insanamente (advérbio) para não se atrasar para o compromisso.
Outro fator que diferencia advérbio de adjetivo é o termo que cada um acompanha. Adjetivos – Acompanham e qualificam o substantivo; ex: Cidades (substantivo) grandes (adjetivo) têm muitos desafios a enfrentar. Advérbios – o advérbio se conecta e modifica os verbos, os advérbio e os adjetivos.
Como as pessoas com síndrome de Down eram tratadas antigamente?
Como diagnosticar aneurisma de aorta?
Quais são as partes principais de um aparelho para medir rugosidade?
O que é bom para desinchar dente inflamado?
O que é preciso para tirar o visto para os Estados Unidos?
O que jogar na barata para ela morrer?
Como imprimir documento da Bahia?
Qual é o significado da estrela de Davi?
O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?
Qual a importância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem?
Quantos tijolos e gasto para construir uma casa de 60 metros quadrados?
Como deixar uma imagem em alta resolução no Power Point?
Como aconteceu a catequização dos indígenas?