Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
– Estamos a dois minutos da sua casa. Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver: – Não o vejo há dias. – Estou esperando você há horas.
A: Artigo definido feminino no singular, serve para determinar e informar o número e o gênero do substantivo, também pode ser encontrado na forma de preposição. Há: Conjugação do verbo “haver”, no sentido de “existir”. ... Agora, quanto ao “a”, usamos simplesmente como função de artigo ou como uma preposição.
Pleonasmo: É uma repetição ou redundância desnecessária de um termo da oração ou do significado de uma expressão. Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração.
Na fala, evidentemente, não há a menor diferença entre há tempo e a tempo. ®Sérgio. Para maiores informações a respeito do assunto ver: ROCHA LIMA, Carlos Henrique da, Gramática Normativa da Língua Portuguesa; José Olympio. Se você encontrar erros (inclusive de português), faça a gentileza de avisar-me.
A forma correta de escrita é há muito tempo de acordo com a Gramática Portuguesa. Deriva da utilização do verbo haver no sentido de ter decorrido um determinado tempo pelo que é escrito com “há”. Fiquei assim desde há muito tempo. Há muito tempo que não te via. Há 30 minutos que não fumo. Há dois anos que não os vejo.
● Chegou a [com] tempo de assistir ao jogo. ● Saiu a [com] tempo de não participar da briga. ● Os policiais chegaram a [com] tempo de prender os ladrões. Na fala, evidentemente, não há a menor diferença entre há tempo e a tempo. ®Sérgio.
«Devíamos ter tomado medidas há muito tempo (atrás).» = «Há muito tempo que devíamos ter tomado medidas adequadas.» Assim, a frase correcta é «Entrámos para o euro há dez anos», e não «Entrámos para o euro há dez anos atrás»: quando se utiliza o verbo haver com expressões de tempo, não deverá incluir-se o advérbio atrás.
Como ver a senha do cartão no app Santander?
O que é mecanismos de defesa recalque?
Como atrair a atenção de um homem?
Quantas horas de voo de Guarulhos a Porto de Galinhas?
Como é feito a curetagem de feto?
Quais são os movimentos sociais de hoje?
O que acontece quando o cérebro não descansa?
Quanto custa para registrar uma marca no INPI?
Que son los dispositivos de entrada?
Quem tem artrite e artrose pode fazer academia?