Em que ou em qual sentido?

Pergunta de José Pereira Pires em 02-06-2022
(34 votos)

O pronome relativo onde não deverá ser usado com expressões que não indicam lugares, devendo ser privilegiado o uso de em que nessas situações. Referência a lugar: O restaurante onde almocei com meu marido é caríssimo. Não referência a lugar: Serão reavaliados os casos em que há dúvidas sobre a conclusão do processo.

Quando Usa-se em que?

A expressão “em que” deve ser utilizada nas frases em que o “onde” não é permitido, por não se tratar de lugar físico. Observe os seguintes exemplos: -Nas mentiras em que caiu. -A direção divulgou nota em que afirma a contratação de novos funcionários.


Em que ou o qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

O que significa a preposição EM?

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

Em que pode substituir Onde?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Sentido e Significado [Prof Noslen]


45 curiosidades que você vai gostar

Como substituir o onde no texto?

Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar. Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o o qual , o cujo ou qualquer termo coesivo.

Qual é a diferença entre onde é aonde?

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Qual a diferença entre Em e na?

"No" é a preposição "em" contraída com o artigo masculino "o". em+o=no Ex: Estou no carro. "Na" é a preposição em contraída com o artigo feminino "a". em+a Ex.: Estou na casa de minha amiga.

Qual é a diferença de EM e no?

f.

Uma conclusão a que se pode chegar é a de que não há diferenças significativas entre fala e escrita, apenas diferenças percentuais. O uso da preposição DE ou EM corresponderia a estratégias morfossintáticas distintas de uma mesma gramática, não havendo condicionamento sociolingüístico.

O que é uma preposição em inglês?

As preposições em inglês são termos que têm a função de conectar palavras dentro de uma oração ou sentença. Dito isso, elas são utilizadas entre substantivos, adjetivos, pronomes e outros componentes da frase.

Em que ou em qual lugar?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Em que pode ser substituído por quê?

Uso do pronome relativo ONDE

O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Porque no Recife e não em Recife?

Não devemos reduzir o caso a uma simples discussão de certo ou errado. O fato é que no sul do país, costumamos omitir o artigo: “nasceu em Recife, vem de Recife, viajou para Recife”. Já os recifenses fazem questão do artigo.

COMO USAR NO NA?

Quando se usa o "em" e o "no"? Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».

Estou em ou no?

Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a? Ambas as expressões — «em casa do Pedro» e «na casa do Pedro» — estão correctas.

Qual a diferença entre a princípio ou em princípio?

Há diferença entre as duas expressões, sabia? A grande maioria dos falantes não distingue uma expressão da outra. No entanto, em princípio significa "em tese", "teoricamente", enquanto a princípio é sinônimo de "inicialmente", "no começo", "no princípio": 1.

Qual a diferença entre onde é aonde cite 2 exemplos para cada um?

A bicicleta é o lugar onde os ciclistas estão, para ir aonde eles querem. A palavra “aonde” é formada pela união da preposição “a” e do advérbio ou pronome relativo “onde”.

Onde você está ou aonde?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Quando devo usar o pronome relativo quem?

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com