Rosh Hashaná
Rosh Hashaná (em hebraico; ראש השנה, lit. cabeça do ano), o "Ano-Novo Judaico", é uma festa que ocorre no primeiro dia do primeiro mês (Tixri) do calendário judaico.
As festas de Rosh Ashana são realizadas em família, com refeições tradicionais que geralmente são acompanhadas de maçã e mel, que simbolizam para que o ano seja doce... nesse encontro, não pode faltar a chalá, o pão judaico que também contribui para que o ano seja doce", conta como deve ser feito.
Rosh Hashaná, segundo os judeus, é o aniversário do universo, o dia em que Deus criou Adão e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Ele começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei, este ano no dia 18 de setembro e termina após o anoitecer em dois de Tishrei, no próximo dia 20.
5781 (hebraico: ה'תשפ"א) é o atual ano hebraico correspondente ao período de 19 de setembro de 2020 a 06 de setembro de 2021 do calendário gregoriano.
No sétimo mês do ano desejamos "shaná tová umetuka" (um ano bom e doce).
“Shaná Tová U-metuká” (um ano bom e doce). O calendário judaico celebra a entrada do ano 5780. ... Os judeus contabilizam os meses por meio do ciclo da lua e, com base em cálculos rabínicos, levam em conta o Dia da Criação.
Reunidos em uma sinagoga, os judeus utilizam orações especiais que diferem a celebração do Rosh Hoshaná dos outros dias de reunião. O toque do shofar é realizado durante a realização dessas orações.
O Rosh Hashaná marca o Ano Novo Judaico e é o Dia do Julgamento, quando D'us determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Durante o Rosh Hashaná, são servidos alimentos doces, como a maçã com mel e o bolo de mel, como uma forma de augúrio para que o novo ano seja doce. ... Shaná Tová !
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.
Em 2011 a comemoração do Ano Novo Judaico foi iniciada no dia 28 de setembro, de acordo com o nosso calendário, e estão comemorando o ano judaico 5772. A lógica da comemoração de Rosh há Shaná também descende da bíblia, porém com explicações próprias de estudiosos Judaicos.
Símbolos do Ano-Novo judaico. Selico t – Em hebraico significa ‘desculpas’, a coleção de salmos e rezas de arrependimento e pedidos de piedade e perdão a Hashem que as comunidades judaicas se acostumaram a recitá-los desde os dias que antecedem Rosh Hashana até a véspera de Yom Kipur e em dias de jejum.
Desta forma, ao fim de um ciclo de 19 anos, os judeus acrescentam um mês a mais para contrabalançar o calendário lunar, mais curto. Aliás, o calendário da religião judaica, ao contrário do gregoriano adotado pelo Ocidente, foi estabelecido por Hillel II, em meados de 359, fundamentado não só no sol, mas também na lua.
Ao passo que o calendário judaico baseia-se no sol e na lua, o gregoriano baseia-se apenas no sol. Os meses do anuário judaico são ordenados nos ciclos da lua. Por sua vez os anos são baseados pelo ciclo solar.
Como aconteceu a queda do Império Assírio?
Como foi a infância de Marcelino Champagnat?
Como a Coreia do Sul se tornou um país de primeiro mundo?
Como foi a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial *?
O que aconteceu com Annie cresta em Jogos Vorazes?
Quem ganhou a Prova do Fazendeiro de ontem?
O que é Pós-modernidade ou modernidade líquida?
Como baixar arquivo XML no site da Sefaz?
Como lançar nota fiscal de entrada MEI?
Qual o Estado ideal segundo Platão?
Como podemos comparar o mito da caverna com que vivemos hoje?
Qual é o nome do filho do Sasuke e Naruto?
Porque Touro e Escorpião se atraem?
Porque é que a Lua não é um planeta?
Como escrever a palavra Harry?