O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.
O ceticismo se caracteriza como uma escola filosófica que se posiciona da seguinte forma em relação ao conhecimento: diante de dois argumentos contrários e ambivalentes, o melhor que temos a fazer é suspender juízo [epoché] e desistir de afirmarmos a verdade ou a falsidade de uma ou outra das teses.
O ceticismo antigo, ou ceticismo pirrônico, foi uma doutrina filosófica que afirmava a incapacidade do ser humano de chegar a uma verdade pronta e definitiva.
( ceticismo pirrônico ou pirronismo) e Carnéades de Cirene (século II a.C.) (ceticismo acadêmico). E posteriormente desenvolvidas por alguns nomes principais, como Enesidemo (século I a.C.), Clitomáco (século I a.C.) e Sexto Empírico (século I a.C.).
Frequentemente, o ceticismo é visto como uma atitude oposta à fé. Assim, o ceticismo religioso duvida das tradições e cultura religiosa, questionando também as noções e ensinamentos transmitidos pelas religiões.
Ceticismo é uma corrente filosófica da Antiguidade que rejeita o conhecimento de qualquer verdade. Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.
Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).
Pirro (318 a.C. — 272 a.C.) (em grego – Πυρρος — "cor de fogo", "ruivo" — em latim, Pyrrhus) foi rei do Epiro e da Macedónia, tendo ficado famoso por ter sido um dos principais opositores a Roma. Ele era filho de Eácida do Epiro, e pai de Alexandre II do Epiro.
Significado de Pirronismo substantivo masculino Doutrina do filósofo Pirro. Hábito de duvidar de tudo, real ou aparentemente. Ceticismo. [Popular] Teimosia, obstinação.
Os cépticos pirrónicos negam assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanecem num estado de questionamento perpétuo. Por exemplo, os pirrónicos afirmam que uma falta de provas não constitui prova do oposto, e que essa falta de crença é profundamente diferente de uma descrença activa.
Quais são as profissões mais comuns no Brasil?
Como usar o mel para gastrite?
Qual a função do anestésico local?
Quais são os três tipos de inflação?
Qual o horário de atendimento do cartão Mastercard?
Como saber se a pessoa tirou a visualização do WhatsApp?
Quais os objetivos da ISO 22000?
Quem inventou o sistema de numeração decimal?
Quais as medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do ECA?
O que acontece se não assinar o holerite?
Como não fazer download automático no Chrome?
O que é a macrocefalia urbana?
O que quer dizer cérebro de minhoca?
Como se escreve uma fórmula química?