O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.
Nos EUA, o multiculturalismo se institucionaliza após os primeiros manifestos dos anos de 1960 e espalha-se posteriormente para o resto do país.
O multiculturalismo tem sua origem no hemisfério norte. Após a Segunda Guerra Mundial, os países ricos presenciaram um intenso fluxo migratório proveniente das ex-colônias como decorrência de problemas sociais e econômicos gerados à época da sua exploração pelas metrópoles.
O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).
O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...
37 curiosidades que você vai gostar
A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
O Estado brasileiro assumiu a multiculturalidade como um condicionante da estruturação social. Por isso, pôs no corpo da Lei Maior (BRASIL, 1988) este feito cultural como marca da formação social do país.
No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.
Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.
O desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação aproximaram diferentes regiões do mundo, criando redes industriais e financeiras complexas e uma economia multinacional, interdependente e insubmissa às fronteiras nacionais.
Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.
Conforme Mclaren (1997) o multiculturalismo estaria sustentado em quatro vertentes: o conservador; o liberal por ingenuidade; o liberal de esquerda e o multiculturalismo crítico.
Para abordarmos o multiculturalismo, é necessário que explicitemos nossa compreensão sobre cultura, diferença e identidade. A cultura pode ser entendida como uma dimensão da vida social, da qual fazem parte as práticas cotidianas, isto é, as produções e os modos de agir, de viver e de pensar de um grupo específico.
Stuart Hall, um dos pioneiros teóricos do multiculturalismo aponta uma de suas limitações ao abordar a questão das influências comerciais e culturais resultantes: ... […] Os fluxos culturais, entre as nações, e o consumismo global criam possibilidades de “identidades partilhadas” […]
As políticas multiculturais representam um conjunto de ações públicas voltadas à valorização e ao reconhecimento da diversidade social e cultural de nosso país.
O ponto de inflexão do multiculturalismo é a democracia. O resultado prático está nas políticas públicas inclusivas das minorias. O multiculturalismo é um conceito complexo em ambiguidades e polissemias. ... A metodologia do estudo foi exploratória do conceito de multiculturalismo e da questão multicultural.
Esta Declaração pode ser considerada simbolicamente como um ato decisivo que assinalou o fim do Antigo Regime aniquilado pela Revolução Francesa, traçando os princípios e mudanças que se queriam imprimir segundo um novo modelo liberal e, principalmente, a reivindicação de se impor limites ao Poder e garantir o que hoje ...
Visite o nosso guia! Toronto é a maior cidade do Canadá, e é frequentemente reconhecida como a mais multicultural do mundo. Pessoas vindas de países como o Reino Unido, Irlanda, China e Itália representam grandes grupos da população, assim como gente de países menores como o Nepal e a Romênia.
Dicas de Viagem
A Itália é o país que mais exerce influência cultural no mundo, seguida por França e Espanha. O Brasil aparece na sétima colocação. O ranking foi elaborado por meio de um estudo idealizado pelo U.S. News & World Report.
Tudo está ligado ao multiculturalismo, pois a coexistência de vários povos numa mesma sociedade traz consigo a coexistência da discriminação, do preconceito e da falta de respeito para com o outro, para com o modo de vida do outro, para a realidade vivida pelo outro.
Assim também, o multiculturalismo pode possuir uma lado negativo, obscuro – não em decorrência de seus objetivos, mas por ter o fator humano agregado. As pessoas não conseguem olhar por cima dos ombros de sua própria cultura e julgar o próximo com a régua da cultura dele e não da sua.
Para melhor compreensão Santos, (2006) define o multiculturalismo como um reconhecimento efetivo e respeitoso das outras culturas. E tudo para ser exitoso, se começa pelo respeito, um princípio essencial na construção do processo escolar. tem buscado a construção de um currículo emancipatório e independente.
O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.
O que significa a unção com óleo?
O que fazer com uma pessoa rancorosa?
Para que serve acetilcisteína ampola?
Como usar o Google Maps no Android Studio?
Como colocar AdBlock no YouTube do celular?
O que fazer para melhorar a fibromialgia?
Como baixar um APK de um jogo?
Como e quando usar água termal?
Como instalar PlayStation 2 na TV Philco?
Pode passar mel na raiz do cabelo?
O que o psicólogo deve fazer em casos de dislexia?
Como usar o gravador de voz digital?
Como upar mais rápido no Rainbow Six?
O que fazer para sair de uma crise depressiva?