A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português. A primeira menção conhecida à "feijoada à brasileira" deu-se no Recife em 1827. E a versão portuguesa tem origem no norte do país.
Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.
Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Ideia de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeira. Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.
Pratos com carne e legumes já eram populares na Europa, como o cassoulet da culinária francesa, quando os portugueses lhes juntaram feijão. Como ele era o ingrediente mais abundante, o nome da iguaria ganhou o nome de feijoada.
A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga.
Mas a feijoada tem as especificidades da culinária brasileira. O feijão preto é originário da América do Sul e era chamado pelos guaranis de comanda, comaná ou cumaná. A farinha de mandioca também tem origem americana, sendo adotada como componente básico da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil.
Sua difusão teria se dado em hotéis e pensões, principalmente a partir do Rio de Janeiro. Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usá-lo no preparo de alguns pratos, como “Cassoulet” com o feijão branco. Resumindo: a feijoada não é essencialmente brasileira, e sim uma adaptação e “tupiniquinzação” da gastronomia européia.
Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.
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