O Neo-Expressionismo foi um movimento artístico que teve origem na Alemanha na década de 1970.
Movimento artístico que surgiu na Europa no início do século XX. O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
Modalidade artística resgatada a partir da década de 80, ao voltar a registrar os sentimentos pela arte. Foi fortemente influenciado pelo Expressionismo, Simbolismo e Surrealismo. Trouxe de volta a pintura e a escultura, com suas representações críticas, emocionais e subjetivas, após algumas décadas.
O Neoexpressionismo (Neue Wilden/Novos Selvagens) alemão pode ser dividido em dois grupos principais. ... As características gerais da pintura neoexpressionista são: Uso de materiais diversos como palha, linhas, ferro, louça quebrada; dando um aspecto tátil, tosco ou sensual.
Prestigiando a subjetividade e destacando o caráter emocional, esse movimento surgiu entre o fim do século XIX e o início do século XX, na Alemanha, chegando a terras tupiniquins no começo da década de 1900.
16 curiosidades que você vai gostar
O expressionismo é um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX, no contexto que envolveu a Primeira Guerra Mundial. ... No Brasil, pintores modernistas, como Candido Portinari e Tarsila do Amaral, também produziram obras com influência expressionista.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1886, na última exibição impressionista em Paris, pelo crítico de arte Félix Féneon (1861-1944), diante da obra Um Domingo de Verão na Grande Jatte, de Georges Seurat, reconhecido como líder da nova tendência artística.
Expressionismo alemão no cinema
Na atuação cinematográfica traz muitos elementos do teatro como a dramaticidade intensa na atuação, uso marcado de maquiagem (como recurso de externalização dos sentimentos) e cenários abstratos e distorcidos, levando o espectador a uma atmosfera de sonho.
Entre as características mais presentes no expressionismo abstrato estão a expressividade e o simbolismo. Esses dois elementos são muito importantes para atingir o objetivo desse movimento: expressar a emoção e subjetividade. Por isso, as obras do período buscam refletir aspectos da condição humana.
A arte conceitual foi um estilo artístico que buscou valorizar mais as ideias e os conceitos do que o próprio objeto da obra de arte. Principais características da arte conceitual: - Valorização do conceito e da ideia da obra de arte, que se tornam mais importantes do que o objeto e sua representação física.
A transvanguarda devolveu ao mundo a alegria das cores
Advinda como um movimento contrário à arte conceitual vigente até então, em especial a povera, a transvanguarda marca o retorno do uso de cores alegres e vibrantes em pinturas e esculturas.
O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, no século XX. Sua principal característica é a subjetividade, ou seja, a maioria as obras desse movimento são representações dos sentimentos dos artistas.
O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda, que surgiu na Alemanha no início do século XX. Ele se manifestou através da pintura, no mesmo período do fauvismo francês, que tornaram ambos os movimentos artísticos representantes das chamadas “vanguardas históricas”.
Abstracionismo foi um estilo artístico que começou a partir das vanguardas europeias no século XX, que buscavam romper com a tradição cultural herdada do passado, monopolizada pela academia, tradicionalista e que focava o “belo” como principal característica.
A arte de Basquiat, chamada de "primitivismo intelectualizado", uma tendência neo-expressionista, retrata personagens esqueléticos, rostos apavorados, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros da música e do boxe, cenas da vida urbana, além de colagens, junto a pinceladas nervosas, rabiscos, ...
Obra "In This Case" se tornou o segundo quadro mais caro do artista a ser vendido. A obra "In This Case", de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), foi vendida por US$ 93,1 milhões (equivalente a mais de R$ 485 milhões na cotação atual) na última terça-feira, 11, em um leilão da empresa Christie s.
O movimento SAMO e o início da carreira
Em 1976 Basquiat iniciou uma colaboração de cinco anos com seu amigo Al Diaz. Os dois começaram a desenhar graffitis em prédios no sul de Manhattan, assinando as obras com o pseudônimo SAMO (significa “Same Old Shit”).
Neoimpressionismo é um termo criado pelo crítico de arte francês Félix Féneon (1861-1944) em 1886 ao ver a obra Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, de Georges Seurat, considerado líder do movimento, em uma exposição da Société des Artistes Indépendants (Salon des Indépendants) em Paris.
O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas diminutas. Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O neoimpressionismo surgiu como uma tentativa de evolução e superação da pintura impressionista. Seurat e seus seguidores queriam refinar o modo intuitivo e espontâneo de pintar dos impressionistas. Para isso, o artista recorreu aos estudos de cor e óptica que haviam sido publicados na época.
Quais são as 4 Leis do dinheiro?
O que vem a ser a função social do contrato?
Quem é do signo de Libra é ciumento?
O que comprar na farmácia para clarear os dentes?
Para que serve o queijo de coalho?
Quais as folhas do orixá Ogum?
Pode tomar albumina com leite desnatado?
Qual óleo usar para candidíase?
Onde fica a parte inferior do abdômen?
O que é agir por dever para Kant?
Qual o sinônimo de irrelevante?
Qual a diferença entre separação e divórcio?