Resposta: d = 0,999 metros.
Nessa condição, toda a sua carga se encontra concentrada ao longo da sua superfície, de modo que não existem cargas em pontos internos. Como consequência desse equilíbrio, o campo elétrico é nulo em todos os pontos internos.
Observamos que quando a carga fixa que gera o campo é negativa, o sentido do vetor campo elétrico também não depende do sinal da carga de prova. Sendo assim, uma carga fixa negativa gera um campo, ao seu redor, de aproximação. O valor da i ntensidade do campo elétrico pode ser encontrado através da seguinte fórmula:
Se tomarmos diferentes cargas, verificamos a ação de diferentes forças, porém a relação entre a força e a carga permanece a mesma para cada ponto. De acordo com a definição de campo elétrico, podemos analisar o campo elétrico gerado por uma carga puntiforme.
A representação gráfica de um campo elétrico consiste em utilizar as linhas de forças. Linhas de forças são linhas tangentes ao vetor campo elétrico em cada um de seus pontos, orientadas no sentido do vetor campo, com a propriedade de, onde houver maior densidade de linhas, o campo será mais intenso.
O desenho das linhas de força numa certa região nos dá ideia de como varia, aproximadamente, a direção e o sentido do vetor E na região considerada. As figuras a seguir mostram linhas de força de alguns campos elétricos particulares:
O que é bom para secar o leite da cadela?
Como não estragar o cabelo com o secador?
Como secar roupa na máquina LG lava e seca?
O que comer no café da manhã com a dieta da proteína?
Como lavar janelas basculantes?
Como escovar os dentes de bebê de 8 meses?
Como dar brilho em geladeira preta?
Como se processa o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
Como limpar lâmpada de churrasqueira?
O que é bom para veia entupida?
Como tirar o encardido de uma bolsa?
O que fazer quando a impressão digital não está respondendo?