Os tempos verbais O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.
Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.
Com isso, temos que o pretérito imperfeito do indicativo designa um fato passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado). Transmite uma ideia de continuidade e duração, podendo indicar, por exemplo, uma ação que se configurou como hábito.
Terminações do pretérito imperfeito do indicativo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ava. (Tu) radical + -avas. (Ele) radical + -ava. (Nós) radical + -ávamos. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -ia. (Tu) radical + -ias. (Ele) radical + -ia. (Nós) radical + -íamos. ... ª conjugação (-ir)
O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.
27 curiosidades que você vai gostar
Terminações de verbos regulares no pretérito perfeito do indicativoª conjugação (terminados em -ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. ... ª conjugação (terminados em -er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. ... ª conjugação (terminados em -ir)
Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativoQuando notei, a água já transbordara da banheira.Com o olhar triste, explicou a todos por que regressara a casa.Apenas de noite admitiu que esperara por ele ansiosamente durante todo o dia.Quem me dera que isso acontecesse!Tomara que eu seja o escolhido!
O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.
Pretérito. O pretérito indica passado e, no modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.Ação no presente: ocorre no momento da fala.Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela.
O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro.
No entanto, há subtilezas no seu uso: o simples é usado sobretudo na escrita literária, enquanto o composto é mais usado na oralidade. A formação do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo auxiliar ter mais o particípio passado do verbo principal.
Dentro da língua portuguesa, existem três tempos verbais, indicando ações que podem acontecer no passado, no presente ou no futuro.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.
Como saber quantos kg de massa magra eu tenho?
Quantos litros de água cabem na piscina?
Como saber quantas Skins eu tenho no lol?
Quem criou a arquitetura de software?
Como saber a potência de um transformador para ar condicionado?
Quando foi criado Mary Poppins?
Por que ler livros em PDF tem menos páginas?
Quando foi criado a arquitetura?
Quantas linhas e colunas tem o Excel?
O que é a Educação Física higienista?
Como calcular o percentual de funcionamento dos rins?
O que é necessário para instalar uma piscina?
Como saber o tempo de uso de um notebook?
Como descobrir a fundura de um poço?