O eclipse lunar de 5 de julho de 2020 foi um eclipse penumbral, o terceiro de quatro eclipses lunares do ano. Teve a magnitude penumbral de 0,3546.
E, para anotar na agenda: ainda estão por vir um eclipse parcial da Lua, no dia 5 de julho de 2020; eclipse parcial da Lua em 30 de novembro de 2020 e o eclipse total do Sol, no dia 14 de dezembro de 2020.
Infelizmente, não foi possível ver esse fenômeno a olho nu na América do Sul, mas os brasileiros poderão presenciar três eclipses ainda em 2020. Nos dias 5 de julho e 30 de novembro, acontecerá um eclipse lunar penumbral, em que a Lua será levemente ofuscada pela sombra da Terra.
Todos os anos vivemos sob as energias de, pelo menos 4 eclipses, dois solares e dois lunares e neste ano, 2020, teremos 6 eclipses.
Um belíssimo eclipse lunar acontecerá no início da madrugada deste domingo (5). Visível em todo o território nacional, o fenômeno começará às 0h07min, terá seu pico máximo à 1h29 e acabará às 2h52.
43 curiosidades que você vai gostar
O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.
A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar.
O ano de 2021 terá quatro eclipses – dois solares e dois lunares. Esses fenômenos sempre aguçaram a curiosidade do homem, afinal, não é todo dia que vemos o Sol ou a Lua serem ocultados no céu.
Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro. O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será somente em 2023.
A noite de hoje (25) terá novamente a chamada Superlua, nome dado ao satélite natural quando alcança seu ponto de maior proximidade com a Terra. ... No Brasil, o eclipse será penumbral ou parcial, muito difícil de ser observado porque começará no momento em que a Superlua já estará se pondo no horizonte.
Quando veremos um eclipse do tipo no Brasil? O próximo eclipse solar anular no Brasil será em 14 de outubro de 2023. Estados da região Norte poderão assistir a versão total, enquanto a versão parcial será vista em todo o país. Estados Unidos e a América Central também terão a visão privilegiada do evento astronômico.
A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue". No Brasil, o eclipse total da Lua não poderá ser visto, mas na maior parte do território será possível observar um eclipse parcial ou penumbral.
O próximo eclipse total da Lua acontece quase um ano depois, em 16 de maio de 2022, e será mais visível do Brasil - um belo espetáculo. Até lá, no próximo 19 de novembro, teremos um eclipse lunar parcial, também parcialmente visto daqui.
O ano de 2021 nos trouxe três "superluas" incríveis seguidas uma da outra: abril, maio e, agora, em junho.
No final de abril de 2021 ocorrerá uma Super Lua no dia 27 de abril. Para além dessa, haverá uma segunda Super Lua no dia 26 de maio. Estas serão as 2 únicas Super Luas de 2021.
Em 2021, quatro eclipses acontecerão, mas apenas dois deles poderão ser vistos no Brasil. O primeiro eclipse observável em terras brasileiras vai acontecer no dia 26 de maio. Trata-se de um eclipse lunar total, fenômeno que ocorre quando a sombra da Terra cobre completamente a Lua.
A última vez que isso aconteceu foi em 30 de junho de 1973, e a próxima a acontecerá apenas em 25 de junho de 2150. Para os astrônomos, um eclipse total do Sol é uma rara oportunidade de observar a coroa solar (a camada externa do Sol).
O evento deve durar cinco horas, mas ficará em sua “fase total”, ou seja, com a lua totalmente coberta, por apenas 14 minutos. Esse momento em específico deve ocorrer entre 8h11 e 8h25.
Astrônomos definiram que o eclipse deve começar às 05h48min seguindo o horário de Brasília. A fase inicial que é a entrada da Lua na penumbra é visualmente imperceptível, pois o reflexo disto é uma pequena diminuição da intensidade do brilho lunar.
Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, lançando uma sombra na lua. Os três corpos celestes devem estar perfeitamente alinhados para que isso aconteça. Uma superlua ocorre quando uma lua cheia ou nova coincide com uma maior proximidade do satélite da Terra. Isso faz a Lua parecer maior.
Para que a “Lua Azul” ocorra, são necessárias duas coincidências: a primeira Lua cheia precisa acontecer no primeiro ou segundo dia do mês, que precisa ter 31 dias. Assim como agosto de 2021.
O próximo eclipse solar planejado que será visível de São Paulo, acontecerá em 14 de outubro de 2023 e será visto como um eclipse parcial, o próximo contador marca o tempo restante.
Se você estava com saudade de um eclipse lunar, saiba que na próxima quarta, 26 de maio, haverá o primeiro Eclipse Total da Lua de 2021, mas não será dessa vez que vamos matar essa saudade. Infelizmente, apenas algumas localidades do Brasil poderão observá-lo, e de forma parcial.
Segundo cálculos em 2022 haverá 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares com as seguintes datas: Eclipse Solar Parcial 30 De Abril De 2022.
O que faz com que a barriga cresce?
Quais fórmulas mais usadas no Enem?
Qual o nome do composto CH3 CH2 CH CH2?
Quais são as principais características dos artrópodes?
Qual o melhor defeito para se falar em uma entrevista?
Como o câncer pode ser transmitido?
Qual a transparência do insulfilm G35?
Qual dessas características são ideias do fascismo?
O que é preposição e quais os tipos?
Como ocorre a digestão dos animais?
Quem tem hérnia de disco lombar pode fazer agachamento?
O que é conhecimento financeiro?
Como funciona o processo de integração nas empresas?
O que foi o Humanismo Cite um autor que se destacou?
Qual a diferença entre trabalho científico e acadêmico?