As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário.
As cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona.
As cetonas são usadas principalmente como solvente para tintas, esmaltes, vernizes e também para o processo de extração de óleos naturais de sementes. Exemplos: Propanona ou acetona (C3H6O): removedora de esmaltes.
As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.
A propanona, mais conhecida como acetona, é a principal cetona de uso comercial, pois além de ser usada como removedora de esmaltes de unhas, ela também é muito utilizada como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, bem como na extração de óleos de sementes vegetais.
25 curiosidades que você vai gostar
Os aldeídos são normalmente mais reativos que as cetonas, tal fato é devido que no aldeído há a presença de somente um grupo substituinte mais um hidrogênio.
Utilidades. A cetona mais conhecida é a utilizada para remover esmalte de unhas, as acetonas (propanona). Além disso, elas também são utilizadas na produção de anidrido acético e medicamentos, como os estimulantes do sistema nervoso central, na fabricação de resinas e como solventes.
Os métodos principais de obtenção de aldeídos e cetonas são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos, oxidação de álcoois e decomposição de sais orgânicos de cálcio. Tanto os aldeídos como as cetonas possuem a carbonila como grupo funcional. A diferença está na posição dessa carbonila.
Por fim, vale destacar que os aldeídos são compostos encontrados na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso, por exemplo nas flores, nas frutas, nos medicamentos, cosméticos, dentre outros.
As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura. O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce.
Os ácidos carboxílicos mais presentes em nosso cotidiano são os de menor cadeia, isto é, o ácido fórmico (ácido metanoico) e o ácido acético (acido etanoico), que correspondem, respectivamente, aos principais componentes do veneno da picada de formigas e do vinagre que usamos para temperar saladas.
A acetona é um líquido incolor com odor característico, ela é muito usada na remoção de esmaltes. O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).
A cetona mais comum é a Propanona. Você a conhece, e pode até mesmo ter em casa e usar de vez em quando. O nome popular dela é Acetona. Funciona como um solvente para compostos como os esmaltes, resinas, vernizes e graxas.
Ele também é usado como desinfetante, na fabricação de plásticos, como a baquelite, em medicamentos, explosivos e o seu uso é permitido pela ANVISA em alguns cosméticos, como endurecedor de unha, com a porcentagem máxima de 5%, e também em cosméticos capilares, com o limite máximo de 2%, apenas com a função de ...
A principal diferença entre um aldeído e uma cetona é a posição da carbonila. Enquanto, nas cetonas, a carbonila está entre dois átomos de carbono, a carbonila da função aldeído deve ficar na extremidade da cadeia, na qual, além do oxigênio, o carbono do grupo carbonila deve também possuir um hidrogênio ligado a ele.
Os aldeídos podem ser obtidos através da hidratação de alcinos, pela ozonólise de alcenos ou pela oxidação de álcoois.
Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
) • Aldeídos são mais reativos que as cetonas. Em ácido, a água é o nucleófilo. Em meio básico, o hidróxido é o nucleófilo. Aldeídos são mais eletrofílicos, uma vez que têm menor hiperconjugação de grupos alquilas.
Em reações com ânions (nucleófilos carregados negativamente) o intermediário tetraédrico fica com carga negativa no oxigênio da carbonila (como mostrado no esquema acima). Esse tipo de reação, ocorre mais rapidamente, pois o nucleófilo negativo é mais reativo.
Assim, como revelam seus calores de combustão, a cetona 2-butanona é mais estável do que seu isômero aldeído butanal.
Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R , sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.
Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.
Além de ser utilizado como combustível e estar presente nas bebidas alcoólicas, o etanol apresenta outras aplicações como por exemplo: solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos e em produtos de uso doméstico como o álcool em gel. O etanol também é conhecido como álcool etílico.
A propanona é mais conhecida como acetona e é muito utilizada como solvente de esmaltes, tintas e vernizes. A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes.
Como preparar a terra para o plantio de abacaxi?
Como curar laminite em cavalos?
Como saber a nota do boletim escolar?
Como plantar flor em vaso grande?
Como somar números com expoentes diferentes?
O que pode ser uma linha preta na unha?
Como fazer o plantio do capim Mombaça?
Como soltar o sobrevivente Dead by Daylight?
Como plantar abóbora Cabotia em casa?
O que coloca na boca para cuspir fogo?
O que pode comer na dieta da iodoterapia?
O que causa a dor no trapézio?
Quanto tempo demora para crescer um pé de coentro?
Qual o melhor chá para intestino Irritável?
Como plantar antúrio passo a passo?
Como tratar dor no nervo ciático exercícios?