Criada em 1886 pelo farmacêutico norte-americano John Pemberton, a bebida continha vestígios de cocaína derivada do extrato de folha de coca. Quando foi comercializada pela primeira vez no final do século 19, estima-se que um copo de Coca continha nove miligramas de cocaína.
A razão desses números é a demanda para a fabricação de um dos mais conhecidos produtos norte-americanos, a Coca-Cola, vendida em mais de 200 países, que tem em sua fórmula um extrato "descocainizado" de folhas de coca. Ou seja, o refrigerante não tem cocaína, que é retirada por meio de processos químicos.
A cafeína, uma substância reconhecida pelos seus efeitos psicoestimulantes e que pode levar à dependência física e tolerância à droga, segundo o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é, de acordo com a Coca-Cola Brasil, um estimulante suave.
As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobre o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.
A coca ocorre especialmente na Bolívia e é cultivado pelas folhas, que concentram inúmeros alcalóides, usadas para mascar, em chá e como principal fonte para o preparo da pasta de coca, de que se produz a cocaína (alcalóide [C17H21NO4] anestésico usado medicinalmente com restrições, por causar dependência) e o crack.
25 curiosidades que você vai gostar
Para a extração e produção da cocaína como entorpecente primeiro as folhas de coca são maceradas na presença de ácido sulfúrico (H2SO4) (ou a gasolina é empregada como substituta do ácido) resultando em uma pasta conhecida como extrato da cocaína.
A cocaína é uma substância extraída do arbusto Erythroxylon coca, planta que cresce abundantemente nos Andes. Histórico: A cocaína não é uma droga nova.
“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.
A cafeína bloqueia os receptores de adenosina no cérebro e evita a sonolência. Até aqui, o efeito é similar ao da ingestão de café. O corpo começa a produzir dopamina, estimulando os receptores de prazer no seu cérebro. Neste momento, o efeito da Coca-Cola é similar, ainda que muito melhor, ao efeito da heroína.
O que é Vacancia e de que forma ocorre?
Quais são os aspectos da saúde?
Quais os melhores exercícios para pessoas magras?
O que significa a cor violeta na cromoterapia?
Qual o valor de uma cirurgia para tirar um cisto no ovário?
Quais são os 6 tipos de orações subordinadas substantivas?
O que é que se quebra quando se fala?
Quantos tipos de robalo existem?
Como podemos representar um vetor através de um desenho?
O que acontece se tomar calmante todos os dias?
Em que parte do cérebro ocorre a depressão?
Qual o castigo Prometeu recebeu de Zeus a caixa de Pandora?
Quais os direitos de um funcionário temporário?