A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo).
Na sua conjugação, ocorrem alterações no seu radical (eu venho, que eu venha) e nas suas terminações (eu vim, ele vem, ele veio). Vem, sem acento gráfico, está na 3. ª pessoa do singular e vêm, com acento circunflexo, está na 3. ª pessoa do plural: ele vem, eles vêm.
(se ou quando...) É por isso que o futuro do subjuntivo do verbo VER fica: “se eu vir o filme”; “quando você vir o resultado do teste”; “quando nos virmos novamente”; “se vocês virem a verdade”...
Este verbo é irregular no Presente e no Pretérito perfeito do Indicativo, nas formas deles derivadas e no Particípio, que é visto.
Forma do Gerúndio do verbo ver, ação contínua de enxergar, de captar uma imagem através da visão: estou vendo tudo claramente. Etimologia (origem da palavra vendo). Forma regressiva de vendar.
45 curiosidades que você vai gostar
A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.
As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo vir: Venho está no presente do indicativo: eu venho. Veio está no pretérito perfeito do indicativo: ele veio.
O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.
Quando ele vier = verbo vir
Vier é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
Conjugação do verbo: virPresente. eu. venho. tu. vens. ... Pretérito Perfeito. eu. vim. tu. vieste. ... Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ... Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. viera. tu. vieras. ... Futuro. eu. virei. tu. virás. ... Presente. que eu. venha. que tu. venhas. ... Pretérito Imperfeito. que eu. viesse. que tu. viesses. ... Futuro. se eu. vier. se tu. vieres.
Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
“Veem”, com duas vogais “e”, é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Portanto, trata-se da conjugação: “Eles/elas veem.”
pretérito imperfeito: vinha, vinhas, vinha, vínhamos, vínheis, vinham. pretérito mais que perfeito: viera, vieras, viera, viéramos, viéreis, vieram. ... futuro do pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.
Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
Assistindo vem do verbo assistir. O mesmo que: observando, presenciando, testemunhando, vendo, comparecendo, acompanhando, residindo, permanecendo, ajudando.
O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm. No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.
O verbo ver atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto, estabelecendo regência com um objeto direto, sem a presença de preposições. Apesar disso, em algumas situações pode atuar como verbo intransitivo, transitivo direto e indireto e transitivo indireto.
O futuro do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -am e adicionando o sufixo adequado.
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.
Porque os astecas construíram as pirâmides?
Pode lavar o bumbum do filhote?
Como limpar a sujeira do controle de Xbox?
Como os animais do Pantanal se alimentam?
Como são tratados os animais de circo?
Como lavar conversor de torque?
Porque os astecas foram dizimados?
Como higienizar o ar-condicionado Agratto?
Quais foram os fatores que levaram aos astecas serem dominados e conquistados pelos espanhóis?
Como gerenciar uma equipe de desenvolvedores?
Tem como fazer uma limpeza no computador sem formatar?
Como os astecas foram dominados?
Como limpar ar condicionado de janela sem tirar da parede?
O que são aditivos como estão classificados?
Como limpar climatizador da Britânia?