Reações comuns: febre e calafrios, mal-estar e dores musculares, úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar, gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas.
Essa reação é esperada! A resposta à vacina demora cerca de três meses (12 semanas), podendo se prolongar por até seis meses (24 semanas), e começa com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, evolui para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando.
O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.
Normalmente, os efeitos surgem em até 48 horas após a vacinação e são mais comuns em crianças, podendo deixá-las mais irritadas, inquietas e chorosas, devido ao desconforto. Na maioria dos casos, os sintomas não são graves e passam entre 3 a 7 dias, apenas com alguns cuidados em casa e sem ser preciso voltar ao médico.
“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.
37 curiosidades que você vai gostar
Usar compressa fria no local da vacina é uma das melhores formas de aliviar a dor e desinchar a região, mas atualmente você não precisa ter trabalho e muitos itens para realizar essa aplicação. Existem compressas adesivas em gel refrescante à base de água que são usadas como compressas frias, como o Xô Febre.
Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Não é recomendado o uso profilático (sem a ocorrência de febre) de antitérmicos e antiinflamatórios antes e nas 24 horas seguintes a vacinação.
A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…
As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.
Embora a reação de vacina não seja comum em todos os casos, já é um mal aguardado por todos os pais quando iniciam a vacinação infantil. A reação pode vir a surgir ate 48 horas após a aplicação e costumam ter seu desaparecimento de forma natural após 2 a 3 dias.
Fique tranquila: seu bebê não terá dor no local da aplicação (braço direito da criança), provavelmente só sentirá uma pequena ardência na aplicação. Mas a reação mais importante acontece semanas após a aplicação, podendo levar até 6 meses para ocorrer.
Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.
Para aqueles que se sentem desconfortáveis com a dor, a recomendação é fazer apenas compressa gelada no local da injeção, recomenda Oliveira. “Isso melhora sozinho e está prevenindo doenças que são muitas vezes desastrosas. Não é um argumento para deixar de se prevenir.”
Normalmente a vacina BCG não causa febre nem mal-estar. O único cuidado que pode ser necessário é o de limpar bem a região do braço onde ela foi aplicada, especialmente se existe a reação de pele.
Como sei se a BCG fez efeito? Já reparou em uma marca que temos no braço, no local onde a vacina BCG foi aplicada? É ela que indica se o organismo está protegido contra tuberculose. A marca pode demorar até seis meses após a vacinação para aparecer.
A reação febril pode aparecer no intervalo de cinco a doze dias após a aplicação e pode variar de mínima a alta. Geralmente, os bebês também apresentam manchas vermelhas na região onde foi aplicada ou pelo corpo inteiro, que logo desaparecerão.
Pneumocócica conjugada (2, 4, 6 e 12 meses): dor, edema, vermelhidão, nódulo no local da injeção e irritabilidade são muito comuns com esta vacina. Também podem ocorrer, menos frequentemente, perda de apetite, sonolência e febre. Não há motivos para grandes preocupações: essas manifestações são leves e transitórias.
O tempo de duração da reação da vacina é de 24 a 72 horas.
Pode fazer compressas frias no local da vacina, não ficar mexendo (não fazer massagem no local), e dar paracetamol ou dipirona.
Da mesma forma que qualquer outro medicamento, o uso de paracetamol só deve ser feito quando há indicação médica. Sendo assim, de maneira geral, não é recomendado antes ou imediatamente após a vacinação.
“A maioria das pessoas não sente nada, ou sente uma pequena dorzinha muscular. Isso tem a ver com o volume de líquido injetado também. Aquilo tem que ocupar um espaço dentro do músculo e pode gerar dor. Se você comprimir, vai ter dor; se fizer movimento naquele músculo, vai ter dor.
No local da vacina, você deve colocar um band-aid redondo e, então, por a couve por cima. Isso aliviará a dor e funciona melhor que fazer compressa gelada, pois o bebê mexe muito e se sente incomodado. Já a couve deixa o bebê com os movimentos livres.
Atualizado em 07/06/2021: Sim. Podem ocorrer algumas reações temporárias após a vacinação. As mais comuns são: dor de cabeça, enjoo, fadiga, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).
As principais medidas a serem tomadas são:Aplicação de calor local. Pode-se aplicar compressas quentes no local onde foi aplicada a injeção. ... Aplicação de compressa fria. ... Massagem com movimentos circulares. ... Uso de analgésicos simples.
Cientistas espanhóis descobriram que existe um jeito de não sentir dor na hora da picada — basta apenas prender a respiração. De acordo com o estudo, parar de respirar por alguns segundos faz com que o cérebro amorteça o sistema nervoso, deixando a pessoa menos sensível à dor.
Quais os santos do dia 21 de outubro?
O que fazer para diminuir inchaço na pálpebra?
Pode usar detergente para lavar o cabelo?
Quais são os tipos de reserva biológica?
Como comprar em quantidade na Shopee?
O que é uma matriz e uma filial?
Como escolher um bom patinete elétrico?
O que são fontes históricas Cite exemplos de fontes?
Como se chama um maço de dinheiro?
O que colocar depois de primeiramente?
Porque não neva na Inglaterra?
Quem tem pedra na vesícula pode comer pasta de amendoim?
São exemplos de órgãos análogos?