Respondendo a essa pergunta: sim, é possível esperar até 42 semanas de gravidez, pois, como dissemos, o bebê ainda está a termo entre 40 e 42 semanas. O período que pode apresentar riscos maiores para você e seu filho é quando passa desse tempo. Existem alguns fatores que podem fazer passar da data provável de parto.
“Gestações de baixo risco, ou seja, sem doenças maternas ou fetais, podem chegar até 42 semanas. Como o bebê já está preparado para nascer, observar seus movimentos e possíveis sinais de parto como contrações, perda de sangue ou líquido pela vagina, é muito importante.
“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr. Guilherme Negrão de Souza, ginecologista e coordenador da Obstetrícia do Hospital Vitória Anália Franco.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
O nascimento é considerado seguro até a gravidez completar 41 semanas e 6 dias. Muitos médicos esperam esse tempo para que a mulher entre naturalmente em trabalho de parto. Na 42ª semana, porém, os riscos para o bebê crescem e costuma-se partir para a indução ou cesárea.
33 curiosidades que você vai gostar
Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.
O que eu devo fazer se passar da data prevista para o parto?Colocar prostaglandinas na vagina, o que vai provocar contrações.Administrar oxitocina. Um medicamento administrado via intravenosa e que pode provocar contrações.
Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.
Cuidados durante a 39ª semana
No caso do sangramento ser intenso, a mulher apresentar contrações frequentes e regulares, rompimento da bolsa amniótica, ou diminuição ou ausência de movimentos fetais, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente e ir ao hospital mais próximo.
O que levar de primeiros socorros em uma trilha?
Quem deve pagar a comissão do corretor?
Quais os 3 passos para criar um plano de carreira?
Como se chama a divisão territorial entre estados?
Qual o melhor notebook bom e barato?
Quais são as funções e divisões da coluna vertebral?
Como montar um plano de estudos para o vestibular?
Como dividir os assuntos para estudar para concurso?
Como saber o número do chip TIM por SMS?
Como os cocos são classificados?
Como são divididos os tributos no Brasil?
O que fazer para obter uma resposta de Deus?
Como organizar produtos nas gôndolas?
Qual a melhor forma de organizar uma empresa?