Como já abordado o tributo se divide em 5 espécies que são, impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios e as contribuições especiais, logo, vale a pena descrever alguns pontos sobre cada um deles.
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Nestes termos, a teoria pentapartida preceitua a existência de 5 (cinco) espécies tributárias no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam os (1) impostos, (2) taxas, (3) contribuições de melhoria, (4) empréstimos compulsórios e as (5) contribuições.
Tributo é gênero e comporta cinco espécies[1]: Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições. Ou seja, impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições são espécies de tributo.
Isso posto, há cinco tipos de tributos hoje: impostos, taxa, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuição especial.
O tributo é prestação compulsória por ser uma obrigação não decorrente de contrato, não possuindo assim caráter de voluntariedade ou facultatividade em relação ao seu cumprimento, o que ocasiona em seu caráter de compulsoriedade, não dando assim ao cidadão azo de autonomia de vontade, uma vez que o seu pagamento é ...
Enfim, o tributo pode ser conceituado como dever fundamental e que se constitui em prestação pecuniária que, limitado pelas liberdades fundamentais, sob a direção dos princípios constitucionais de capacidade contributiva, do custo/benefício ou da solidariedade do grupo e com a finalidade principal ou acessória de ...
As espécies tributárias são divididas em cinco grupos: imposto, taxas, contribuição por melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
As espécies tributárias são conceituadas dentro do Direito Tributário, uma disciplina recorrente nas provas da OAB. Esta área do Direito trata, basicamente, das obrigações tributárias, dos seus fatores e geradores e das suas formas de pagamento.
Tipos de taxas do Direito Tributário. No dia a dia, nos deparamos com diversos tipos de taxas: bancárias, de matrícula, entre outras. No entanto, é fundamental destacar que, para serem analisadas pela ótica do Direito Tributário, as taxas precisam ser consideradas tributos.
Assim como os demais ramos da ciência jurídica, o Direito Tributário formou-se lentamente. Com o surgimento da sociedade humana, onde o homem sentiu a necessidade de uma organização no fundo financeira, sendo fruto da colaboração dos membros da coletividade, com a finalidade de atender às necessidades coletivas.
" (…) o Direito Tributário é um ramo do Direito Público que disciplina princípios e regras próprias referentes à instituição, fiscalização e arrecadação de tributos entre os sujeitos envolvidos nessa relação jurídica. Trata-se de um ramo do Direito Público, pois não há como negar à preponderância do interesse coletivo na seara da tributação.
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Como sair da vida de um psicopata?
Como testar o Touch do Samsung?
Como saber se a mensagem foi enviada no iPhone?
Como tirar pulga de cachorro filhote remédio caseiro?
Como saber saldo do PIS pelo telefone?
Como saber se meu RG está pronto no Poupatempo?
Como me livrar de uma pessoa ruim?
Será que a limpeza do TBI é necessária?
Como os narcisistas terminam à vida?
Quais são as conseqüências do carma?
Qual é a pisada do ultra boost?
Como se livrar de um processo?
Como dar uma boa aula de geografia?
Como estimular meu casal de periquitos a cruzar?
O que fazer para tirar os pelos do peito?
Como saber se a Mi Band e global?
Como saber se o SYNC está atualizado?