A olho nu, não é possível ver os anéis, as luas e os detalhes de planeta, sendo necessária utilização de telescópio para observar estes aspectos. Apesar da proximidade máxima, Saturno ainda ficou em torno de 1,34 bilhão de quilômetros de distância da Terra.
Use um telescópio.
Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes. Se você possui um telescópio potente com um filtro amarelo poderá ser capaz de isolar a luz específica de Saturno, tornando-o mais fácil e agradável de ver.
Se o Planeta tivesse anéis, as pedras e poeira em órbita mudariam completamente a vida na Terra. Em uma noite escura, uma mancha surge no céu e começa a crescer. Ela logo assume o aspecto de uma faixa brilhante e colorida, que se expande para o lado, em direção ao horizonte.
Isso porque, segundo a teoria mais aceita, houve, há bilhões de anos, uma colisão entre ela e um corpo (de tamanho próximo ao de Marte), fazendo com que quantidade imensa de material do planeta fosse arremessada para o espaço.
Os anéis planetários são formados por poeira e pequenas rochas que não conseguem se unir, por meio da gravidade, para formarem um único satélite – o que seria o processo mais natural. Isso ocorre porque tais fragmentos ficam extremamente próximos dos planetas, dentro de uma distância conhecida como Limite de Roche.
43 curiosidades que você vai gostar
Telescópio Refletor de 60 milímetros
Apontando a objetiva para Saturno já é possível ver Titã, seu principal satélite, embora o planeta apareça bem pequeno e se assemelhe a uma micro miniatura.
No dia 22, Saturno estará em oposição, isto é: será visível durante a noite toda. Logo após o pôr-do-Sol Saturno será visto na direção leste, atingirá sua máxima altura no céu a meia-noite e terminará a noite no horizonte oeste. Essa é a melhor época para sua observação.
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter. Suas dimensões são 9 vezes maiores que as da Terra.
A maneira mais fácil de encontrá-los é quando eles aparecem como parte de uma constelação.Mercúrio: estará visível perto do Sol. ... Marte: o planeta fica bem baixo no horizonte e se move em direção ao leste.Júpiter: sempre está localizado bem longe do sol.Saturno: fica bem baixo dentro da constelação de Libra.
Como funciona o dropshipping passo a passo?
Como acontece o fluxo sanguíneo pelo coração?
Como funciona a cobrança recorrente?
Quantos dias para excesso de prazo?
Quanto ganha um estagiário de Estética?
Qual a importância do empreendedorismo individual?
Como é a estrutura de um data center?
Como dar entrada no casamento civil pela internet?
O que é o fair play Financeiro?
Quanto eu ganho no Nota Paraná?
Quais os primeiros socorros em caso de hemorragia interna?
Quanto tempo dura o efeito do energético no organismo?
Como funciona o sistema de estoque da Boticário?
Como saber se está perdendo líquido pela urina?
Como funciona o processo de drawback?
Como funciona o crédito Imobiliário POUPEX?