A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas.
A filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema básico, a questão do Ser, do que existe, do homem e seu dilema moral. As explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas.
Principal filósofo do período da filosofia conhecido como Patrística, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia.
A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica. Isto pode parecer paradoxal em nossa época, mas naquele tempo era perfeitamente compreensível.
Para santo Agostinho a educação deveria ter como base a busca da felicidade compreendida por ele como uma tarefa maior (filosofia cristã) que era substituída pelas ideias divinas na teoria da iluminação, relatava que o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eterno.
A filosofia cristã representa um conjunto de ideias baseadas nos preceitos de Jesus Cristo. Sua principal característica é a busca da explicação para a existência de Deus por meio da ciência. A base do pensamento está na tradição racionalista filosófica grega e romana em consonância com os dogmas cristãos.
Suas obras mais conhecidas são: Confissões e A Cidade de Deus (De Civitate Dei). A Filosofia de Santo Agostinho foi elaborada com base em uma aproximação entre o neoplatonismo de Plotino e Porfírio e a doutrina cristã, o assim chamado, platonismo cristão.
Esta, em sua grande maioria, apresenta ressalvas a duas das principais ideias de Santo Agostinho: o monergismo e a doutrina do pecado original.
Santo Agostinho narra sua história de conversão no livro Confissões. Enquanto estava sentado embaixo de uma árvore, ele ouviu uma voz que dizia: “Toma e lê”. Foi então que Santo Agostinho, ao ler Romanos 13.13-14, converteu-se definitivamente ao cristianismo.
Nas Confissões, sua obra mais famosa, Santo Agostinho conta sua história de vida, confessando-se perante Deus e perante os homens. Nessas Confissões de Santo Agostinho, temos acesso a algumas das principais ideias que mais tarde seriam eternizadas como parte do pensamento de Santo Agostinho.
Como funciona uma suspensão pneumática?
Como faz para pegar o dinheiro da Vakinha?
Como funciona sequência no poker?
O que é abrir uma sindicância?
Como funciona uma sociedade estamental *?
Como é feita a purificação do ouro?
Como funciona a tuba auditiva?
O que é deficiência mental leve?
Como saber se você é minimalista?
Como mandar mensagem para celular pela internet?
Como saber se a pessoa é de Oxum?
O que é contribuinte isento de Inscrição Estadual?
O que é ser uma pessoa espontânea?