Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
O planeta gira em torno de um eixo cuja inclinação é de 97,7 graus em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. As duas trombadas teriam ocorrido em momentos distintos do processo de nascimento de Urano.
Urano (foto) e Netuno possuem água no estado super iônico, capaz de conduzir muito mais eletricidade e calor do que a água encontrada na Terra.
Nessa data muito especial, uma sonda chamada Cassini vai chegar à órbita de Saturno, o sexto planeta do Sistema Solar. ... Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.
Urano e Netuno
A vida humana seria impossível nestes dois planetas por conta das degradantes temperaturas. Urano possui a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com temperatura mínima–224 °C.
19 curiosidades que você vai gostar
Em Urano já foram identificadas 27 luas. As luas são representadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. Portanto, as primeiras quatro são: Titania, Oberon, Ariel e Umbriel. Das 27 luas, podemos dizer que 26 foram encontradas entre 17878 e 1851.
Uma colônia permanente seria restringida quase certamente às regiões polares, mas excursões provisórias para o equador de Mercúrio poderiam ocorrer durante a noite. Fora a possibilidade de gelo nos pólos, é improvável que os elementos mais necessários para a vida existam no planeta.
Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
Saturno é formado predominantemente por hidrogênio, hélio em menores proporções e uma quantidade muito pequena de metano. O seu núcleo, em contrapartida, é denso e solidificado, envolto por hidrogênio líquido metálico e hidrogênio líquido. Mesmo com essa composição, a densidade de Saturno é menor do que a da água.
Júpiter excêntrico.Anão gasoso.Planeta de hélio.Júpiter quente.Netuno quente.Gigante gelado.Mini-Netuno.Super-Netuno.
Entre as diferenças, a mais notável é o ângulo de rotação. Urano tem rotação inclinada em cerca de 98 graus em comparação com seu plano orbital, enquanto Netuno acompanha a maioria dos outros planetas do Sistema Solar, com rotações mais ou menos alinhadas com suas órbitas.
Netuno e Urano, como Saturno e Júpiter, são feitos de gás. Essa condição cria uma atmosfera extremamente densa e quente nesses planetas, gerando as condições ideais para comprimir o carbono em diamante. A atmosfera desses dois gigantes é feita, basicamente, de hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de metano.
A razão é simples: é que Vénus anda ao contrário de todos os outros planetas do sistema solar, ou seja, de Este para Oeste e por isso o Sol nasce do outro lado.
Todos os planetas, com exceção de Vênus, giram no mesmo sentido de rotação que a Terra (rotação é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo). A Terra gira de oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo movimento.
Muito gelo e pedras espaciais
Outros, ao tamanho de uma casa. Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta. Cada um orbita com uma velocidade diferente.
Saturno aparecerá tipicamente em um tom amarelo-dourado e não vai brilhar como as outras estrelas. Como Saturno é um planeta, pode não estar tão brilhante ou perceptível quanto algumas estrelas, pois não possui luz própria. Use sua constelação como ponto de referência e procure pela diferença de cor. Use um telescópio.
Júpiter não tem solo
Trata-se de um planeta sem superfície sólida, o que significa que seria impossível fincar uma bandeira tal como Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros astronautas a pisar na Lua, fizeram. Na verdade, não seria possível nem pisar em Júpiter.
Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.
Que Júpiter é uma bola de gás gigante, todo mundo já sabe. Mas e se alguém caísse em Júpiter, o que aconteceria? ... (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.)
Sem atmosfera, o planeta não tem chuvas. Por esse motivo, enquanto estivesse vivendo no planeta, você não precisaria se preocupar com tempestades. Além disso, como em Mercúrio não há água em estado líquido ou vulcões ativos, você estaria a salvo de tsunamis e erupções.
Por outro lado, considera-se que a Lua não possui atmosfera, pois ela não pode absorver quantidades mensuráveis de radiação, não parece possuir camadas ou auto-circulação e requer reabastecimento constante, dada a alta taxa em que a atmosfera é perdida para o espaço.
Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.
Como usar o termômetro a laser?
Quem conta a história do filme Ratatouille?
Como foi a produção dos afrescos do teto da Capela Sistina?
O que fazer quando o PC não sai da tela de bloqueio?
Como foi a travessia do rio Jordão com Josué?
Quantos amperes aguenta uma fotocélula?
Como faço para me sair de dívidas com agiotas?
Como funciona a fenolftaleína?
Como fazer a impressão para sublimação?
Como desativar a conta da Twitch pelo celular?
Como sair da tela cheia do Windows?
Quanto tempo usar meia de compressão após cirurgia?
Como funciona uma audiência de instrução trabalhista?