Ao longo da vida, é natural que nossos fios modifiquem sua estrutura e passem a ter um aspecto diferente, seja mais fino ou grosso, seja mais cacheado ou liso. ... Mas além dessas fases, processos como descolorações e alisamentos também podem alterar a estrutura do cabelo a longo prazo.
Mito 6: Nada pode mudar a textura natural do seu cabelo
A textura do cabelo pode mudar sim. Há quem tenha o cabelo ondulado e de repente ele muda e fica mais liso ou até encaracolado. A textura do seu cabelo pode ser influenciada pelo crescimento, pelas medicações que você toma e também pelos seus hábitos alimentares.
Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios. ... Já a chapinha não deve ser usada todos os dias, apenas em ocasiões especiais, porque o excesso de temperatura e a proximidade com o cabelo podem levar a um desgaste.
Vale ressaltar, que apenas o tempo não é capaz de mudar a estrutura genética do cabelo, que é o principal fator responsável pela construção dos fios e suas características. Se isso estiver acontecendo, fique atenta se não está abusando de aparelhos de calor ou usando algum produto que cause essa reação.
“Para ocorrer uma transformação, é preciso alterar a distribuição de queratina no córtex da haste capilar e isso só um produto químico potencialmente agressivo pode fazer”, explica Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE), em São Paulo.
44 curiosidades que você vai gostar
As influências externas afetam muito a fibra capilar na vida adulta, como a temperatura, o clima, a poluição, o excesso de sol, produtos químicos, secadores e chapinhas. Por sua vez, os hormônios continuam exercendo papel fundamental nesse processo. Na gravidez, por exemplo, as mudanças nos fios são aparentes.
Não é somente na gravidez que os cabelos podem mudar de textura. Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso.
Repare que quando a criança nasce, e até os 2 anos de idade, máximo 3, o cabelo é de uma forma, e normalmente acaba mudando. O cabelo fica definido até por volta dos onze ou doze anos de idade, e, a partir daí, o cabelo pode sofrer drásticas mudanças. Isso se deve ao fato das mudanças hormonais.
Confira! Uma dica super fácil é trocar o lado e prender os fios com grampos. Depois de um tempo o cabelo criará uma nova forma e se acostumará com a nova posição. Ao invés de apenas pentear os fios de cima para baixo, experimente escovar todo o cabelo para a frente e depois puxe-o todo para trás.
- Tipo 7 e 8 ou cabelo afro: "O cabelo afro é o mais raro no Brasil e representa apenas 2% da população feminina. Isso é resultado da grande miscigenação do nosso povo".
Comece investindo no cronograma capilar. Depois de alisamentos como progressiva e relaxamento, é bem provável que o seu cabelo esteja danificado e com a estrutura capilar totalmente alterada - por isso, o primeiro passo é passar a cuidar dos fios do jeito certo, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares.
Se o seu cabelo natural é do tipo liso na raiz e cacheado nas pontas, acredite: o visual meio liso e meio cacheado é mais comum do que parece! Segundo o tricologista Adriano Almeida, isso acontece porque o cabelo ondula ao longo do seu próprio eixo - assim, próximo a raiz, ele ainda permanece liso.
Geralmente é a genética quem determina se uma pessoa terá cabelos mais grossos ou mais finos. ... O cabelo grosso costuma caracterizar-se por ter uma estrutura mais “massuda”, os fios são mais densos e, por isso, precisam de muita água (hidratação) para manter o aspecto saudável, brilho e movimento.
É possível modelar o cabelo liso com a ajuda de um coque baixo. Enrole os fios ainda úmidos em um coque baixo e prenda com a ajuda de um elástico. Espere secar e solte. Essa técnica formará cachos leves, semelhantes a ondas, aquele famoso efeito de praia.
Invista em diferentes texturas para mudar o visual
Para quem tem cabelo liso, uma boa pedida é apostar na textura mais bagunçadinha, com ondas de efeito praiano. Para te ajudar, aposte no babyliss grosso, soltando os fios com os dedos.
Cremes de textura leve ajudam a manter o comprimento dos cabelos cacheados e crespos. A primeira dica para diminuir o fator encolhimento dos fios é apostar em cremes de pentear de textura mais leve. ... Truque com secador também diminui o fator encolhimento. ... Método Banding aumenta o tamanho dos fios com a ajuda de elásticos.
Uma solução natural para mudar a cor dos seus cabelos– pasta feita de henna com água quente: deixa o cabelo ruivo.-pasta feita de henna, infusao de camomila, vinho tinto ou suco de limão quente: realça as tonalidades ruivas.– pasta feita de henna e café forte quente: deixa a cor mais escura.
Para apagar a "divisão", a dica é não usar a escova, mas sim as mãos quando for secar com secador. No caso dos cacheados, vale "amassar" as mechas com as mãos, das pontas em direção à raiz, enquanto quem tem cabelos lisos pode ir penteado as madeixas com os dedos.
Desta forma, à medida que os primeiros fios caem, as mamães podem saber como será o cabelo das crianças a partir da aparência dos novos fios que surgem. Somente a partir dos seis meses de idade é que se torna possível ter certeza do cabelo liso.
Se a mãe tiver um cabelo liso e o pai tiver cabelo cacheado, ela terá 50% de chances de nascer tanto com os cabelos lisos quanto cacheados. O que determinará sobre qual tipo de cabelo a criança terá, será o gene dominante de cada um, e qual dos dois genes o da mãe ou do pai irá prevalecer.
Por volta dos nossos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo, provocando afinamento da fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento do cabelo, o que se manifesta como uma redução na densidade capilar (número de fios por unidade de área).
O que fazer para recuperar os cabelos danificadosHidratar os cabelos regularmente. ... Escolher o produto ideal. ... Fazer uma cauterização capilar. ... Fazer um cronograma capilar. ... Ter cuidados durante a lavagem. ... Evitar chapinhas e secadores. ... Cuidados com a alimentação.
É comum um mesmo cabelo misturar vários tipos de cacho
Saiba que não é a única: é supernormal que um mesmo cabelo tenha mais de um tipo de cacho, misturando as texturas 2, 3 ou 4. Dependendo do seu couro cabeludo, é possível ter ondas 2A e B, cachos 3B e 3C ou 4B e 4C… As combinações são infinitas!
Passar pela puberdade, normalmente, não é fácil. E, além das mudanças no corpo, adolescentes que têm cabelos lisos podem ganhar ondas ou cachos. ... Como se não fosse pouco, a injeção de hormônios da puberdade também pode alterar a coloração dos fios. Nada de desespero, o que pode acontecer é um leve escurecimento do tom.
Você também pode perceber por algumas características dos fios. Quando você lava as madeixas, costuma perceber que ela tem algumas características de cabelo enrolado, como a tentativa de formar uma curvatura nos fios? Se seus fios não ficam exatamente lisinhos, pode ser que eles sejam do tipo de cabelo enrolado.
Quando surgiu o controle de constitucionalidade concentrado no Brasil?
O que acontece quando parar de comer carne?
Quem foi o homem que inventou o dinheiro?
Como transportar tela de pintura?
É possível protestar CNPJ baixado?
Quem tem direito a restituição do INSS?
Como surgiu o design brasileiro?
Como limpar box de banheiro com detergente e vinagre?
Como saber se estou com disbiose?
Como comprar passagem de ônibus para cachorro?
Como saber se preciso de colágeno?
Como levar cachorro em viagem longa?
Como detectar hepatite B crônica?
Como saber se tenho direito à revisão do INSS Auxilio-doença?