A desaposentação, benefÃcio criado pela jurisprudência dos tribunais, pode voltar ainda em 2020, sendo totalmente aceita a comoção social para uma decisão favorável aos aposentados.
Ontem (26), por 7 votos a 4, o Supremo decidiu que a desaposentação é ilegal, por não estar prevista na legislação previdenciária. A legalidade do benefÃcio estava em julgamento na Corte há dois anos e sofreu sucessivos pedidos de vista.
A reaposentação é cabÃvel porque a lei permite que pessoas que contribuÃram por no mÃnimo 15 anos e tenham idade mÃnima de 60 anos no caso das mulheres e de 65 anos no caso dos homens possam se aposentar.
Publicado em 20 - 16:03 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - BrasÃlia. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (6) a ilegalidade da chamada desaposentação – a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefÃcio por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social.
A desaposentação pode ser entendida como o cancelamento de uma aposentadoria anteriormente concedida ao segurado, seja do Regime Geral de Previdência Social (RGPS ) ou do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), para a concessão de um novo benefÃcio mais benéfico.
Julgamento do STF sobre a Desaposentação O Supremo Tribunal Federal – STF decidiu que o instituto da desaposentação é totalmente inconstitucional, ou seja, não deve ser aceito em benefÃcio dos aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
Na reaposentação, o segurado que continuou trabalhando, usará as contribuições e tempo de serviço após a primeira aposentadoria, para requerer nova aposentadoria mais vantajosa, sem usar nada da anterior, ou seja, é um cálculo totalmente novo.
Direito Adquirido: quem escapa da Reforma da Previdência? A reforma da previdência ainda causa muita confusão, principalmente para quem está perto de se aposentar. Pessoas de várias regiões do pais recorrem ao nosso escritório digital em busca de orientação e mais informações.
A reforma da previdência ainda causa muita confusão, principalmente para quem está perto de se aposentar. Pessoas de várias regiões do pais recorrem ao nosso escritório digital em busca de orientação e mais informações. Nessas abordagens percebemos que muita gente acredita que tem direito adquirido, e não tem.
O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade remunerada é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito ao pagamento de contribuição previdenciária, para fins de custeio da Seguridade Social (§ 3º do art. 11 da Lei nº 8.213/91).
A intenção do fator previdenciário, evitar que houvessem aposentadorias em idade precoce, tornar-se-ia absolutamente obsoleta. A decisão do STF seguiu a sistemática da repercussão geral, fixando-se tese para os processos envolvendo essa temática, vazada nos seguintes termos:
Como é o dom de intercessão?
Como imprimir um desenho do AutoCAD?
Como se faz um bracelete de papel?
Quando a pessoa te trata como um tanto faz?
Como se fazer uma lixeira de papel?
O que é um óculos de sol polarizado?
Como saber se o vento está forte?
Como fazer histórico de leitura?
Que dia sai o resultado da isenção da Fuvest?
Quem deve pagar o despacho postal?
Como se faz uma panela de alumÃnio?
Como saber se fui aprovado no Encceja 2018?
Como montar uma regressão linear?
É permitido abrir uma empresa com sede na residência?
Como fazer uma boa ocorrência de vigilante?
Como saber se somos almas afins?