Em outras palavras, é preciso compreender o outro e se colocar no lugar dele....
A empatia também estimula o altruísmo, pois compreendemos como pessoas em situação de necessidade se sentem e ficamos motivados a aliviar o seu sofrimento. Além disso, a habilidade de se colocar no lugar de terceiros melhora a convivência social.
Ter empatia envolve ter uma postura sensata, ter uma comunicação limpa, sem vícios de julgamentos e de criticas destrutivas, livre de preconceitos e longe do senso comum. Lembre-se: desenvolver a empatia não é benéfico somente para as relações interpessoais, é benéfico também para nós mesmos.
Caracteriza-se por pessoas que não conseguem distinguir sensações corporais, como a fome e dores físicas, das angústias emocionais – como, exemplo, ansiedade. São incapazes de manifestar ou descrever sentimentos próprios, e muito menos possuem, no rol de suas habilidades, condições para lidar com as emoções alheias.
Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. ... Os seres humanos são seres sociais e todos têm a capacidade de desenvolver empatia.
Como lidar com a falta de empatia das outras pessoas?
A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro a fim de compreendê-lo emocionalmente. Trata-se de uma capacidade poderosa e transformadora, pois faz com que as pessoas se relacionem de modo mais respeitoso e compassivo, algo que a sociedade realmente precisa.
Se existe algo que acredito seja chave e poderoso para mudar o mundo e nossas relações, é a Empatia! Colocar-se no lugar do outro, tentar entender e sentir o que o outro sente, pode ser transformador! ... A empatia é considerada uma competência que fará diferença no futuro, num mundo cada vez mais tecnológico.
Empatia é quando você se doa para outra pessoas. Já apatia é quando a pessoa tem muita dificuldade de sentir emoções. ... Ao contrário de empatia, que é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa.
Observe o que a pessoa está fazendo com seu corpo enquanto fala. Procure usar sua intuição para saber se a pessoa não está comunicando algo importante. Ouça com o seu coração o que você acha que a outra pessoa sente. Pergunte a si mesmo o que a outra pessoa faria.
Além desses, há inúmeros outros estudos e ensaios, por exemplo, o Eneagrama que classifica as pessoas em nove categorias, chamadas “Eneatipos”. O que importa, sendo essa a proposta dessa reflexão, é que para criar a empatia precisamos conhecer o outro a partir do seu jeito de ser e de se comportar.
Destaca-se entre estas habilidades, a arte da empatia, que é, em síntese, a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa e assim, sentir ou pensar o que ela poderia estar sentindo ou pensando.
Por isso, lidar com pessoas é uma arte que nos exige flexibilidade, paciência, atenção e bom senso, além de tolerância e amor ao próximo. Reinaldo Passadori – Professor e Diretor do Instituto Passadori, especialista em Desenvolvimento Humano e Comunicação Verbal.
Como era feito o vinho na época de Noé?
Como Spawnar um Golem de ferro?
Como a tecnologia modificou a maneira de produzir arte?
Como mover fotos do telefone para o cartão de memória?
Como fazer jogo da memória para imprimir?
Como transferir minha conta do LoL para outro server?
Quais as características patogênicas do vírus da raiva?
Quanto tempo demora para fazer um episódio de desenho?
Como transferir o dinheiro do Rappi?
Como fazer espanhola de draft?
Como fazer para trabalhar com Felipe Neto?
Como aplicar Ripercol em cachorro?
Como traduzir texto do português para Libras?
Quem faz o inquérito policial?
Como transferir dados de um celular Samsung para outro Motorola?
Quais são os benefícios das bactérias para o ser humano?