No país, é proibido qualquer tipo de pagamento à mulher que faz o “empréstimo temporário” do útero para a gestação — ao contrário de locais como os Estados Unidos, onde a prática é permitida.
Barriga solidária
Não é permitido cobrar para emprestar o útero ou querer pagar uma mulher por uma gestação; portanto, esta expressão vem sendo utilizada de forma errada. O que é aceito no país é o útero de substituição, também chamado de barriga solidária, quando não há uma relação financeira envolvida.
De acordo com a Constituição, a barriga de aluguel é considerada ilegal no Brasil, além de também entrar na lei de transplantes (9434/97 artigo 15), no qual é proibido a venda de órgãos, tecidos e partes do corpo. No país, a prática também é vedada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
No Brasil, a pessoa que cede temporariamente seu útero como barriga solidária não pode cobrar ou receber nenhuma quantia em troca. O processo não pode ter caráter comercial ou fins lucrativos. Diferente do Brasil, em outros países é permitido o pagamento de uma quantia para a mulher alugar o seu útero para a gestação.
Os preços da barriga de aluguel costumam variar entre os países, mas o procedimento pode ir de US$ 58 mil na Georgia, até US$ 130 mil nos Estados Unidos.
O que é barriga de aluguel?
O que você precisa saber antes de viajar de avião?
Como saber se o plano de saúde é confiável?
O que quer dizer adição na receita de óculos?
Como organizar os livros em uma biblioteca escolar?
O que é o porcelanato natural?
Por que o ano tem 365 dias e 6 horas?
Quanto tempo posso ficar tomando Cobavital?
Como emitir certidão de homologação do ITCMD São Paulo SP?
Como fazer para consultar cheque?
Como usar pastilha de cloro em caixa d'água?
Como calcular micras de saco de lixo?
Em qual grupo as aves se originaram?
Quem tem dinheiro na fazenda 13?
Quais os nomes dos blocos econômicos de 2018?
Quanto tempo leva para trocar insulfilm?