1) Nunca mude a chave do chuveiro eletrico com ele ligado, antes feche/desligue a torneira. 2) Se for fazer consertos elétricos, desligue o disjuntor ou a chave geral. 3) Nunca desligar um aparelhos eletricos puxando pelo fio. 4) Não deixe que crianças mexam em aparelhos ligados ou toquem nos fios.
Não coloque objetos metálicos (garfo, facas e outros) dentro de aparelhos ligados na tomada; Ao limpar os aparelhos desligue o plugue da tomada; Os plugues e os fios dos aparelhos devem estar em perfeita condições de uso para evitar curtos circuitos; Evite que as crianças soltem pipas próximo das redes de alta tensão.
Para evitar choques elétricos alguns cuidados são necessários
Confira algumas medidas preventivas:
Os principais EPIs para eletricista são:
Incêndio – Os incêndio podem ser causados por curtos-circuitos, principalmente quando há presença de materiais inflamáveis. Riscos ergonômicos – Estes riscos são bem variados e estão relacionados aos fatores Biomecânicos como por exemplo, a postura do eletricista.
O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.
As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.
A NR 10 determina que, para trabalhar com segurança em eletricidade, há responsabilidades para a empresa e os trabalhadores. Oferecer, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes. Comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas.
10.2.9.1 Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.
Tenha atenção ao trabalhar com a eletricidade, proteja a sua vida e a vida dos seus colegas de trabalho! No canal Pensou Proteção, também publicamos um vídeo sobre os EPIs para Eletricista. O nosso consultor de vendas e técnico de segurança do trabalho, André, explica um pouco mais sobre os tipos de Equipamentos de Proteção Individual.
Manga Isolante de Borracha: protege os braços e proporcionam mais segurança para exercer determinadas atividades onde o risco pode ser maior. Cinto de Segurança: Às vezes também é preciso realizar o trabalho em altura! O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico.