Uma crise no relacionamento geralmente ocorre quando existem conflitos não resolvidos ou ansiedade acumulada e nenhum dos lados se sente preparado ou com força para resolvê-lo. Com o tempo, se a comunicação ou a solução não chegar, o casal acaba se distanciando e isso pode significar o fim do relacionamento.
Existe uma teoria que comprova a crise dos sete anos no relacionamento, o momento em que ou as coisas se ajustam e o casal opta pela separação. Mas, o que você não sabe é que outras crises acontecem ciclicamente no relacionamento: as de 1º, 14º e 21º anos.
Sinais de um relacionamento em crise
Dez passos para superar uma crise no relacionamento
Conheça-se melhor Mais do que amar muito o outro, é preciso se conhecer muito bem para driblar as diferenças. "Saber o que realmente lhe faz mal e o que só é um comportamento diferente do seu é o primeiro passo para fazer acordos em um relacionamento.
Relacionamento: o que fazer com as diferenças?
Por isso, o comum é que esses momentos de instabilidade sejam classificados de acordo com o tempo que o casal já passou junto. A partir desse ponto de vista, existem quatro grandes momentos de crise: a de um ano, a de três, a de dez anos e a do ninho vazio.
Veja abaixo os 5 piores períodos do casamento e como passar por eles sem desistir de estar ao lado de quem ama.
Para ela, os casais mais jovens tendem a se se separar mais cedo. “A paixão, segundo os estudos clínicos, dura no máximo dois anos. Muitos casais atuais não resistem depois disso”, pontua. Conforme a psicóloga Ana Carolina Furquim Bertoni, a crise mais comum é a dos sete anos.
Por isso a psicologia alerta para a necessidade de reflexão, autoconhecimento e muita maturidade para lidar com um relacionamento que não vai bem, alertam os psicólogos. A autorreflexão e um desejo profundo de ser sincero consigo mesmo é a atitude mais recomendada, quando nosso relacionamento não vai bem.
Partindo do pressuposto que existe afeto, a crise pode funcionar como uma mola propulsora na evolução do relacionamento, basta que ela seja vivenciada com lucidez e alinhamento de pensamentos. Veja quais são as crises mais comuns na maioria dos relacionamentos e as dicas da psicóloga para superar cada uma delas.
Listamos as crises mais comuns e como sair delas com um namoro ou casamento ainda mais firme! Se seu relacionamento é normal, volta e meia aparece uma pedra maior ou menor pelo caminho. Calma, isso não quer dizer que não é possível melhorar ou que o relacionamento está fadado ao fracasso.
Quando um relacionamento começa a ir mal, é normal que os dois membros do casal comecem a ficar mais distantes emocionalmente, isto faz com que, pouco a pouco, o interesse que antes sentiam pela vida e paixão do outro vá se deteriorando.
Porém, existem sinais que podem ir surgindo em sua vida íntima que, na verdade, são um sintoma claro de que o relacionamento não está funcionando. Neste artigo de Psicologia-Online, vamos te revelar como saber se o relacionamento acabou, dando alguns sinais e exemplos de situações que podem ser presságio do fim da sua relação.
Quais as principais causas do desmatamento e da destruição do solo do Brasil?
Como saber se os linfonodos estão aumentados?
Quem nasce na Inglaterra e Inglês ou britânico?
Como se vestiam os homens das cavernas?
O que devo fazer para ter as contrações?
O que a palavra contudo exprime?
É correto usar a palavra pelo?
Quanto tempo demora para espironolactona fazer efeito para acne?
Quais as vantagens da agricultura intensiva?
Quantos tipos de caril existe?
Qual a cirurgia bariatrica menos invasiva?
Quem pode fazer laudo de acessibilidade?
A palavra colhermos está correta?